Open

          

11/05/2016. Quarta-feira. 7ª Semana da Páscoa



Cor Litúrgica: Branco

Ponto de Partida

Inspirados pela semana de oração pela unidade dos cristãos, reconhecemos a necessidade de estar unidos na fé e na graça, pra que desfrutemos também da comunhão de Deus. Por isso a Palavra de Deus nos motiva a permanecer firmes na missão recebida do Espírito Santo, bem como, a nos comprometermos com a unidade e a fraternidade entre todos os seguidores de Jesus.

Oração inicial

Ó Deus misericordioso, concedei que a vossa Igreja, reunida no Espírito Santo, se consagre ao vosso serviço num só coração e numa só alma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Liturgia da Palavra:

1ª Leitura: Atos 20, 28-38

Salmo responsorial: 67 (68)

Evangelho:  João 17, 11 - 19

O Senhor esteja convosco.  T: Ele está no meio de nós.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por João.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus alçando os olhos ao céu, disse: Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um, como nós somos um. Quando estava com eles, eu os guardava em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei, e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. Agora, porém, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas estando ainda no mundo, para que tenham em si a minha alegria em plenitude. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Eu não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os pela verdade: a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que também eles sejam consagrados na verdade.

Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

Homilia (Pe. Antônio José de Nazaré)

Estamos na novena de Pentecostes, aguardando a vinda do Espírito Santo. Jesus diz que o dom do Espírito Santo só é dado a quem o pede na oração . No cenáculo, durante nove dias, desde a ascensão até pentecostes, os apóstolos perseveraram na oração junto com Maria a mãe de Jesus. Por isso conseguiram em abundância o dom do Espírito Santo. O evangelho de hoje continua colocando diante de nós a Oração Sacerdotal de Jesus. É um texto bem apropriado para nos preparar nestes dias para a vinda do Espírito Santo em nossas vidas.

Jesus transforma a sua preocupação em prece: "Guarda-os em teu nome, o nome que tu me deste, para que sejam um como nós!" Tudo que Jesus fez em toda a sua vida, ele o fez em Nome de Deus. Jesus é a manifestação do Nome de Deus. O Nome de Deus é Javé. No tempo de Jesus, este Nome era pronunciado como Adonai, Kyrios, Senhor. No sermão de Pentecostes, Pedro disse que Jesus, pela sua ressurreição, foi constituído Senhor: “Portanto, que todo o povo de Israel fique bem ciente que a esse mesmo Jesus, que vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Messias”.

E Paulo diz que isto foi feito “para que todos proclamem, para glória de Deus Pai: Jesus Cristo é o Senhor!”. É o “Nome que está acima de todo nome” (Javé, o Nome de Deus, recebeu um rosto concreto em Jesus de Nazaré! É em torno a este Nome que deve ser construída a unidade: Guarda-os em teu nome, o nome que tu me deste, para que sejam um como nós. Jesus quer a unidade das comunidades, para que possam resistir frente ao mundo que as odeia e persegue. Povo unido ao redor do Nome de Jesus jamais será vencido!

Jesus está se despedindo. Vai partir em breve. Os discípulos e as discípulas continuam no mundo, vão ser perseguidos, terão aflições. Por isso estão tristes. Jesus quer que tenham alegria plena. Eles vão ter que continuar no mundo sem fazer parte do mundo. Isto significa, bem concretamente, viver no sistema do império, seja ele romano ou neoliberal, sem se deixar contaminar por ele. Como Jesus e com Jesus devem viver na contramão do mundo.

Jesus pede que sejam consagrados na verdade. Isto é, que sejam capazes de dedicar toda a sua vida para testemunhar suas convicções a respeito de Jesus e de Deus como Pai. Jesus se santificou na medida em que, durante a sua vida, revelava o Pai. Ele pede que os discípulos e as discípulas entrem no mesmo processo de santificação. A missão deles é a mesma de Jesus.

Eles se santificam na mesma medida em que, vivendo o amor, revelam Jesus e o Pai. Santificar-se significa tornar-se humano como Jesus foi humano. Dizia o Papa Leão Magno: “Jesus foi tão humano, mas tão humano, como só Deus pode ser humano”. Por isso devem viver na contramão do mundo, pois o sistema do mundo desumaniza a vida humana e a torna contrária às intenções do Criador.

Para rezar e guardar no coração:

1. Jesus viveu no mundo, mas não era do mundo. Viveu na contramão do sistema e, por isso, foi perseguido e morto. E eu?

2. De modo particular, será que vivo na contramão do sistema de hoje, ou adapto minha fé ao sistema?

Oração final

Espírito Santo, dom do Pai no seu Filho, Jesus Cristo, permanecei em nós, abri nosso coração e tornai-nos atentos a vossa voz. Amém!

Paz a todos vós que sois de Cristo!

 

Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor - cf. 1 Pedro 2,9. 

Esta preparação acontece uma vez por dia na Semana de preparação e, em cada dia, reflete-se sobre os dons, a saber: segunda, Fortaleza); terça, (Sabedoria); quarta, (Ciência); quinta, (Conselho); sexta-feira, (Entendimento); e sábado, (Piedade e Temor de Deus).

1. Início

Todos: Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda face renovai.

Animador: Espírito Santo, dom do Pai no seu Filho, Jesus Cristo, permanecei em nós, abri nosso coração e tornai-nos atentos a vossa voz.

Todos: Espírito Santo, vinde sobre nós.

Animador: Espírito Santo, divino amor, fonte de unidade e de santidade, mostrai-nos o amor do Pai.

Todos: Espírito Santo, vinde sobre nós.

Animador: Espírito Santo, fogo de amor, purificai-nos, fazendo desaparecer toda divisão dos corações, das comunidades e do mundo, para que sejamos um em nome de Jesus.

Todos: Espírito Santo, vinde sobre nós.

Animador: Espírito Santo, fortalecei nossa fé em Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, ele que carregou nossos pecados de divisão até a cruz e nos conduziu à comunhão por sua ressurreição.

Todos: Espírito Santo, vinde sobre nós.

Animador: Pai, Filho e Espírito Santo, permanecei em nós para nos transformar em comunhão de amor e de santidade. Que sejamos um em vós, que vivei e reinais nos séculos dos séculos.

Todos: Amém.

2. Partilha: Recorda-se a vida

3. Motivação para Reflexão: Faz-se a motivação refletindo-se sobre um tema específico para cada dia. Exemplo: pode-se escolher os sete dons. reflete-se sobre cada um em cada dia desta semana de preparação para a vinda do Espírito Santo de Deus.

4. Proclama-se um Salmo ( pode ser o do dia).

5. Proclama-se o Evangelho (pode ser o do dia).

6. Partilha-se a Palavra.

7. O grupo faz as preces

8. Deve-se também louvar à Maria - Virgem Santíssima - com um canto.

9. Canto: Envia teu Espírito, Senhor. E renova a face da terra...

10. Oração final.

Animador: Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai da glória, concedei a todos os cristãos - e particularmente àqueles que têm o encargo de guiar a vossa Igreja - vosso Espírito de ..........................(um dom para cada dia. A saber: 1º. Fortaleza; 2º Sabedoria; 3º. Ciência; 4º. Conselho; 5º. Entendimento; 6º. Piedade; 7º. Temor de Deus) , para que possamos enxergar, com os olhos do coração, a esperança à qual vós nos chamastes: ser um só corpo e um só espírito em torno de um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina acima de todos, por todos e em todos. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém!

Animador: Bendigamos ao Senhor.

Todos: É nosso dever e salvação.

Nota: Procure dinamizar os Encontros com alguns refrãos de cantos bem animados, que têm por base temas sobre o Espírito Santo.

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top