Open

          

10/05/2016. Terça-feira. 7ª Semana da Páscoa


 

Cor litúrgica: Branco

Ponto de partida

Ser fiel ao evangelho e comprometido com o povo é meta de todo verdadeiro cristão. Para podermos cumpri-la, é preciso estar unidos a Jesus e guardar sua Palavra, pois, é gratificante reconhecer que se é fiel a Deus e que se cumpriu a missão por ele confiada. Que a nossa oração se inspire em Jesus, que intercede ao Pai por cada um que o adere pela fé.

Oração inicial

Ó Deus de poder e misericórdia, fazei que o Espírito Santo, vindo habitar em nossos corações, nos torne um templo da sua glória. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Liturgia da Palavra

1ª Leitura: Atos 20, 17 - 27

Salmo responsorial: 67 (68)

Evangelho: João 17, 1 - 11

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, Jesus afirmou essas coisas e depois, levantando os olhos ao céu, disse: "Pai, é chegada a hora. Glorifica teu Filho, para que teu Filho glorifique a ti; e para que, pelo poder que lhe conferiste sobre toda criatura, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe entregaste. ra, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste. Eu te glorifiquei na terra. Terminei a obra que me deste para fazer. Agora, pois, Pai, glorifica-me junto de ti, concedendo-me a glória que tive junto de ti, antes que o mundo fosse criado. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus e tu os confiaste a mim,  e eles guardaram a tua palavra. Agora eles reconheceram que todas as coisas que me deste procedem de ti. Porque eu lhes transmiti as palavras que tu me confiaste e eles as receberam e reconheceram verdadeiramente que saí de ti, e creram que tu me enviaste. Por eles é que eu rogo. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é te , e tudo o que é teu é meu. Neles sou glorificado. Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós".

Palavra da Salvação.

Apenas um breve comentário...

A oração de Jesus expressa sua consciência de ter cumprido a sua missão. Estando próximo da morte, ele faz uma espécie de prestação de contas ao Pai, da tarefa que lhe fora confiada. Não buscou os caminhos mais fáceis, não selecionou o que lhe interessava, nem contentou-se em cumprir sua missão pela metade. Por isso, está seguro de ter realizado, com absoluta fidelidade, o querer do Pai.

A tarefa principal de Jesus consistiu em tornar conhecido o Pai, manifestando o seu nome e o seu projeto de salvação para a humanidade. Nisto consistiu a glorificação do Pai na Terra: em a humanidade pecadora conhecer, por meio de Jesus, sua misericórdia e seu amor complacente. Por sua vez, os seres humanos puderam, novamente, achegar-se ao Pai, por terem sido liberados da escravidão do pecado. Em suma, a glória do Pai manifestou-se na ação de Jesus.

A ação de Jesus estava também direcionada para quem lhe fora confiado pelo Pai, e a quem devia conduzir à fé. O Filho de Deus foi fiel em transmitir-lhes as palavras recebidas do Pai; protegeu-os contra as ciladas do mundo; e os acolheu como presente do Pai: "Eles eram teus, e a mim os destes".

Em sua oração, Jesus pede, insistentemente, pelos discípulos. Ele bem sabe quanta força necessitarão para combater o mundo, e vencê-lo. A vitória deles será uma espécie de glorificação do Pai. Mas só vencerão esta peleja, se estiverem unidos ao Filho Jesus.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Oração final

Deus de amor, olhai nossa vontade de vos servir apesar de nossa pobreza espiritual e de nossas aptidões limitadas. Vinde com vossa presença, habitar os desejos profundos do nosso coração. Enchei os nossos corações feridos com vosso amor que cura, para que nos seja possível amar como vós nos amastes. Concedei-nos o dom da unidade, para que possamos vos servir com alegria e partilhar o vosso amor com todos. Tudo isso vos pedimos em nome de vosso Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Paz a todos vós que sois de Cristo!

 

Preparando a Semana de  Pentecostes 

Na unidade dos cristãos 

Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor - cf. 1 Pedro 2,9. 

Esta preparação acontece uma vez por dia na Semana de preparação e, em cada dia, reflete-se sobre os dons, a saber: segunda, Fortaleza); terça, (Sabedoria); quarta, (Ciência); quinta, (Conselho); sexta-feira, (Entendimento); e sábado, (Piedade e Temor de Deus).

1. Início

Todos: Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda face renovai.

Animador: Espírito Santo, dom do Pai no seu Filho, Jesus Cristo, permanecei em nós, abri nosso coração e tornai-nos atentos a vossa voz.

Todos: Espírito Santo, vinde sobre nós.

Animador: Espírito Santo, divino amor, fonte de unidade e de santidade, mostrai-nos o amor do Pai.

Todos: Espírito Santo, vinde sobre nós.

Animador: Espírito Santo, fogo de amor, purificai-nos, fazendo desaparecer toda divisão dos corações, das comunidades e do mundo, para que sejamos um em nome de Jesus.

Todos: Espírito Santo, vinde sobre nós.

Animador: Espírito Santo, fortalecei nossa fé em Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, ele que carregou nossos pecados de divisão até a cruz e nos conduziu à comunhão por sua ressurreição.

Todos: Espírito Santo, vinde sobre nós.

Animador: Pai, Filho e Espírito Santo, permanecei em nós para nos transformar em comunhão de amor e de santidade. Que sejamos um em vós, que vivei e reinais nos séculos dos séculos.

Todos: Amém.

2. Partilha: Recorda-se a vida

3. Motivação para Reflexão: Faz-se a motivação refletindo-se sobre um tema específico para cada dia. Exemplo: pode-se escolher os sete dons. reflete-se sobre cada um em cada dia desta semana de preparação para a vinda do Espírito Santo de Deus.

4. Proclama-se um Salmo ( pode ser o do dia).

5. Proclama-se o Evangelho (pode ser o do dia).

6. Partilha-se a Palavra.

7. O grupo faz as preces

8. Deve-se também louvar à Maria - Virgem Santíssima - com um canto.

9. Canto: Envia teu Espírito, Senhor. E renova a face da terra...

10. Oração final.

Animador: Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai da glória, concedei a todos os cristãos - e particularmente àqueles que têm o encargo de guiar a vossa Igreja - vosso Espírito de ..........................(um dom para cada dia. A saber: 1º. Fortaleza; 2º Sabedoria; 3º. Ciência; 4º. Conselho; 5º. Entendimento; 6º. Piedade; 7º. Temor de Deus) , para que possamos enxergar, com os olhos do coração, a esperança à qual vós nos chamastes: ser um só corpo e um só espírito em torno de um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina acima de todos, por todos e em todos. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém!

Animador: Bendigamos ao Senhor.

Todos: É nosso dever e salvação.

Nota: Procure dinamizar os Encontros com alguns refrãos de cantos bem animados, que têm por base temas sobre o Espírito Santo.

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top