Open

          

09/08/2016. Segunda-feira. 7ª Semana da Páscoa.



Cor litúrgica: Branco

Ponto de partida

A pregação dos apóstolos desperta naquele que os ouvem o desejo de ser batizado, uma vez que o Sacramento do Batismo é a abertura para o Dom do Espírito Santo, e também para que nos mantenhamos  firmes na adesão ao projeto de Jesus. Com o Batismo somos confirmados como filhos e filhas de Deus que nos dá coragem para vencermos as tribulações e as propostas enganadoras da sociedade.

Oração inicial

Nós vos pedimos, ó Deus, que venha a nós a força do Espírito Santo, para que realizemos fielmente a vossa vontade e a manifestemos por uma vida santa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Liturgia da Palavra

1ª Leitura: Atos 19, 1 - 8

Salmo responsorial: 67 (68)

Evangelho: João 16, 29 - 33


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

 

Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus: "Eis que agora falas claramente e a tua linguagem já não é figurada e obscura. Agora sabemos que conheces todas as coisas e que não necessitas que alguém te pergunte. Por isso, cremos que saíste de Deus". Jesus replicou-lhes: "Credes agora! Eis que vem a hora, e ela já veio, em que sereis espalhados, cada um para o seu lado, e me deixareis sozinho. Mas não estou só, porque o Pai está comigo. Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo".

Palavra da Salvação.

Apenas um breve comentário...

Coragem... Eu venci o mundo!

Irmãos e irmãs, para facilitar o entendimento sobre a Palavra de Deus e abrindo as reflexões desta 7ª Semana da Páscoa, podemos iniciar fazendo uma comparação e dizer que, em nossas vidas, acontece frequentemente que se pronunciem profissões de fé solenes que são depois desmentidas nas escolhas concretas que fazemos no cotidiano de nossas vidas.

Desta mesma forma, é exatamente isso o que acontece entre as paredes do Cenáculo na noite da última Ceia. Os discípulos professam a sua fé nos confrontos com Jesus, declarando-se já capazes de compreender a sua mensagem e de reconhecer a divindade da sua pessoa ("acreditam que veio de Deus”).

Observe que, com tristeza, Cristo faz, ao invés, relampejar diante dos seus olhos o iminente abandono-traição que eles consumarão. Mas ele não ficará sozinho porque o Pai permanece sempre com ele. E para os discípulos de Jesus virá o momento da conversão e da paz interior.

Entretanto, o mundo, entendido como força de oposição a Jesus e empecilho para a realização de sua obra, está em contínuo conflito com o Filho de Deus. Em todo o seu ministério houve uma luta ininterrupta com o mundo.

Desta forma, desde o início, o mundo procurou desconhecer a Palavra revelada por Jesus. Também cultivou um terrível ódio contra ele, porque desmascarava a malícia de suas obras. O mundo maquinou a morte de Jesus, arregimentando todos os inimigos e tentando convencê-los de que o Mestre era um blasfemo e inimigo da nação.

Ademais, o mundo assumiu a postura ridícula de reconhecer o imperador romano como rei, porque isto lhe convinha para confirmar a sentença capital contra o enviado de Deus.

O mundo, irmãos e irmãs, encarna o poder das trevas, da morte, da mentira e do pecado. Por isso, não podia chegar a um acordo com quem era luz e tinha por missão gerar vida e verdade e, assim, fazer a graça divina jorrar sobre toda a humanidade.

Contudo, a cegueira apossou-se do mundo, impedindo-o de chegar à verdade. Sua auto-suficiência fê-lo desprezar a oferta divina de salvação, proclamada pelo Filho de Deus.

Jesus tem consciência de ter vencido o mundo, embora tivesse de passar pela morte de cruz. Sua vitória resultou da ação conjunta com o Pai. Afinal, ao se levantar contra Jesus, o mundo se insurgia contra o próprio Deus. Seria ingenuidade ter a pretensão de vencê-los!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Oração final

Ó Deus de bondade, permanecei junto de vosso povo e fazei passar da antiga à nova vida aqueles a quem concedestes a comunhão nos vossos mistérios. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Paz a todos vós que sois de Cristo! 

Preparando a Semana de  Pentecostes 

Na unidade dos cristãos 

 

Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor - cf. 1 Pedro 2,9. 

Esta preparação acontece uma vez por dia na Semana de preparação e, em cada dia, reflete-se sobre os dons, a saber: segunda, Fortaleza); terça, (Sabedoria); quarta, (Ciência); quinta, (Conselho); sexta-feira, (Entendimento); e sábado, (Piedade e Temor de Deus).

1. Início

Todos: Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda face renovai.

Animador: Espírito Santo, dom do Pai no seu Filho, Jesus Cristo, permanecei em nós, abri nosso coração e tornai-nos atentos a vossa voz.

Todos: Espírito Santo, vinde sobre nós.

Animador: Espírito Santo, divino amor, fonte de unidade e de santidade, mostrai-nos o amor do Pai.

Todos: Espírito Santo, vinde sobre nós.

Animador: Espírito Santo, fogo de amor, purificai-nos, fazendo desaparecer toda divisão dos corações, das comunidades e do mundo, para que sejamos um em nome de Jesus.

Todos: Espírito Santo, vinde sobre nós.

Animador: Espírito Santo, fortalecei nossa fé em Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, ele que carregou nossos pecados de divisão até a cruz e nos conduziu à comunhão por sua ressurreição.

Todos: Espírito Santo, vinde sobre nós.

Animador: Pai, Filho e Espírito Santo, permanecei em nós para nos transformar em comunhão de amor e de santidade. Que sejamos um em vós, que vivei e reinais nos séculos dos séculos.

Todos: Amém.

2. Partilha: Recorda-se a vida

3. Motivação para Reflexão: Faz-se a motivação refletindo-se sobre um tema específico para cada dia. Exemplo: pode-se escolher os sete dons. reflete-se sobre cada um em cada dia desta semana de preparação para a vinda do Espírito Santo de Deus.

4. Proclama-se um Salmo ( pode ser o do dia).

5. Proclama-se o Evangelho (pode ser o do dia).

6. Partilha-se a Palavra.

7. O grupo faz as preces

8. Deve-se também louvar à Maria - Virgem Santíssima - com um canto.

9. Canto: Envia teu Espírito, Senhor. E renova a face da terra...

10. Oração final.

Animador: Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai da glória, concedei a todos os cristãos - e particularmente àqueles que têm o encargo de guiar a vossa Igreja - vosso Espírito de ..........................(um dom para cada dia. A saber: 1º. Fortaleza; 2º Sabedoria; 3º. Ciência; 4º. Conselho; 5º. Entendimento; 6º. Piedade; 7º. Temor de Deus) , para que possamos enxergar, com os olhos do coração, a esperança à qual vós nos chamastes: ser um só corpo e um só espírito em torno de um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina acima de todos, por todos e em todos. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém!

Animador: Bendigamos ao Senhor.

Todos: É nosso dever e salvação.

Nota: Procure dinamizar os Encontros com alguns refrãos de cantos bem animados, que têm por base temas sobre o Espírito Santo.

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top