Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

08/05/2016. Domingo. Ascensão do Senhor. Dia das Mães.



Cor litúrgica: Branco

Ponto de partida

Despedindo-se de seus seguidores, Jesus os convoca a dar continuidade à missão por ele iniciada e lhes promete a força do Espírito. Abramos o coração à luz da Palavra de Deus e, em comunhão com todos os cristãos espalhados pelo mundo, celebramos este momento que é a plenitude da Páscoa. Uma vez sentado à direita do Pai, Jesus continuará junto à humanidade. Celebramos em comunhão com todas as mães e todos os comunicadores da Palavra de Deus.

Oração inicial

Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso filho, já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Liturgia da Palavra:

1ª leitura: Atos 1, 1-11

Salmo responsorial: 46 (47)

2ª leitura: Carta de São Paulo aos Efésios 1, 17 - 23

Evangelho: Lucas 24, 46 - 53

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de tudo isso. Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto. Depois os levou para Betânia e, levantando as mãos, os abençoou. Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu. Depois de o terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande júbilo. E permaneciam no templo, louvando e bendizendo a Deus".

Palavra da Salvação.

Apenas um breve comentário...

Irmãos e irmãs, ao se despedir, Jesus nos deixa a tarefa de continuar a missão que ele iniciou, pois, elevado ao céu, ele se tornou a "Cabeça da Igreja" e o "Senhor da humanidade". Em outras palavras, com a ascensão, Jesus conclui sua missão e inicia a missão da Igreja que somos nós.

Desta forma, neste santo Domingo, podemos afirmar que a conclusão da caminhada terrena de Jesus corresponde ao início da missão dos apóstolos. A subida aos céus, de forma alguma colocou um ponto final na missão do Mestre. Pelo contrário, esta missão seria levada adiante por aqueles que o acolheriam na fé, e se colocariam a serviço do Reino.

O convite para a conversão e o anúncio do perdão dos pecados tiveram início em Jerusalém. Este mistério divino de salvação está indissociavelmente ligado à pessoa e à ação de Jesus. Ele conquistou-nos a salvação por sua morte e ressurreição, vividas na mais absoluta fidelidade ao Pai. Por este caminho, a dinâmica do pecado, tendo a morte como consequência, foi desarticulada. E, ao ser humano foi franqueado um caminho de libertação.

Toda a vida e o ministério de Jesus estiveram a serviço da libertação, nas suas diferentes versões: libertação do pecado e do egoísmo, dos preconceitos sociais, da morte, da doença, da fome, da opressão do espírito maligno. Assim, instaurou-se, no coração da humanidade, o grande dom oferecido por Deus à humanidade, vitimada pelo pecado.

Agora, compete aos discípulos levar adiante esta missão, até os confins da Terra. Nem um só ser humano deveria ser privado da graça salvadora, comunicada por meio de Jesus. Portanto, a ascensão não deve dar margem para saudosismos, mas levar à ação.

E, como forma de ação, nada melhor que a chegada deste domingo. Um domingo que nos faz recordar nossa vida, nossa família, a beleza da criação. Irmãos e irmãs, é neste dia de hoje que se comemora o Dia das Mães.

Assim, hoje é muito comum a conjugação dos verbos da maternidade: conceber, alimentar, consolar, doar, orientar, amar, proteger, educar, cuidar, edificar, evangelizar – e as mães conseguem conjugar todos simultaneamente, com a força do amor e a inspiração em Maria Santíssima.

Por isso, queremos, nesta data, neste dia festivo celebrar e agradecer com reconhecimento e oração à todas as mães, as que estão em nosso meio nos alegrando e nos enchendo de carinho e as que estão na comunhão dos santos rezando por cada um de nós.

Oremos...

Obrigado Senhor, por todas as mães, por todos os comunicadores que fazem a vossa Palavra chegar nos quatro cantos do universo. Obrigado, Senhor, pela vida. Amém!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

Paz a todos vós que sois de Cristo!

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top