Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Conheça o Ceted/Saber Cursos

07/05/2016. Sábado. 6ª Semana da Páscoa



Cor litúrgica: Branco

Ponto de partida

A Sagrada Escritura é fonte segura de inspiração para os missionários. A experiência do amor de Deus está ao alcance das pessoas que aceitam Jesus e seu projeto, pois, assim como Jesus saiu do Pai e veio ao mundo, ele conduz seus discípulos à intimidade de amor e vida com o Pai. Essa missão de conduzir as pessoas para o caminho de Deus é função de cada um de nós, seus filhos e filhas.

Oração do dia

Ó Deus, inspirai aos nossos corações a prática das boas obras para que, buscando sempre o que é melhor, vivamos constantemente o mistério pascal. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Liturgia da Palavra:

1ª leitura: Atos 18, 23 - 28

Salmo responsorial: 46 (47)

Evangelho: João 16, 23-28

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma. Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará. Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita. Disse-vos essas coisas em termos figurados e obscuros. Vem a hora em que já não vos falarei por meio de comparações e parábolas, mas vos falarei abertamente a respeito do Pai.Naquele dia pedireis em meu nome, e já não digo que rogarei ao Pai por vós. Pois o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que saí de Deus. Saí do Pai e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e volto para junto do Pai".

Palavra da Salvação.

Apenas um breve comentário...

Irmãos e irmãs, neste sábado que antecede a Ascensão do Senhor, percebemos que é a oração o tema que percorre estas palavras de Jesus. Existe uma expressão que ocorre três vezes nos lábios de Cristo: ele convida a dirigir-se a Deus "no meu nome”. Ora, o "nome” para o semita é a pessoa mesma.

Por isto, devemos confiar-nos à pessoa do Filho, que é também nosso irmão, porque ele compartilhou em plenitude a nossa humanidade, e assim transpôs a soleira do infinito e chegou ao Pai celeste. É por isto que todas as orações litúrgicas terminam com a fórmula "por Cristo nosso Senhor”. Diante desta mediação tão forte o Pai nos manifestará aquele amor que nutre já por nós, fiéis ao seu Filho.

A existência de Jesus desenrolou-se num grande percurso que vai do Pai ao mundo, e do mundo ao Pai. Cada passo nessa trajetória revela uma marca específica em sua vida.

Saí do Pai. Jesus é de origem divina, e seu traço característico é o de ser enviado, na qualidade de Filho. Nesta condição, conhece o pensamento do Pai e seus desígnios em relação à humanidade. Seu testemunho é digno de crédito, por ser de primeiríssima mão. Ele conhece a intimidade do Pai, e se torna seu revelador.

Vim ao mundo. A presença de Jesus, na História, justifica-se pela missão que o Pai lhe confiou: ser portador de salvação para a humanidade. Esta missão consiste na proclamação do Reino, mediante palavras e gestos, constituindo-se num apelo premente à conversão. Tudo quanto Jesus fazia, visava conduzir as pessoas ao Pai, e reconstruir a comunhão rompida pelo pecado.

Deixo o mundo. Nesta afirmação, descobre-se a consciência que Jesus tinha de ter realizado totalmente a tarefa que lhe fora confiada. Agora, podia deixar o mundo, uma vez que nada mais lhe restava para fazer.

Vou para o Pai. Concluída sua missão, Jesus retoma o caminho de volta para o Pai. Seu destino é estar em eterna comunhão com ele, à espera daqueles que, neste mundo, deixaram-se tocar pelo Reino.

Louvado seja Deus!

Oração final

Senhor, nossos Deus, fortalece-nos para que imbuídos do espírito da missão, possamos realizar as vossas obras em favor de vosso Reino. Tudo isso vos pedimos, por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Paz a todos vós que sois de Cristo!

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top