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03/05/201. Terça-feira. 6ª Semana da Páscoa. São Filipe e Tiago



Cor Litúrgica: Vermelha

Ponto de partida

O anúncio central da Igreja é a morte e a ressurreição de Jesus, que se apresenta como o caminho para o Pai, a verdade para o mundo e a vida que transborda em favor de cada ser humano. Celebramos hoje São Filipe e São Tiago - Apóstolos e Mártires.

Oração inicial

Ó Deus, vós nos alegrais cada ano com a festa dos apóstolos são Filipe e são Tiago. Concedei-nos, por suas preces, participar de tal modo da paixão e ressurreição do vosso filho, que vejamos eternamente a vossa face. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Liturgia da Palavra

1ª Leitura: 1 Coríntios 15, 1-8

Salmo responsorial: 18 (19a)

Evangelho: João 14, 6-14

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, Jesus lhe respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto". Disse-lhe Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta". Respondeu Jesus: "Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: ´Mostra-nos o Pai´. Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras. Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei".

Palavra da Salvação.

Apenas um breve comentário...

Filipe de Betsaida foi um dos primeiros discípulos de Jesus e, também por seu nome grego, talvez pertencesse a uma família judeu-helenística. Tiago é, segundo a tradição, o "menor”, filho de Alfeu. Na ceia, que se desenvolve no Cenáculo às portas da Paixão de Jesus, Filipe revela ainda uma fraqueza na fé que surpreende o Mestre. Cristo reforça para ele a sua divindade proclamando a íntima união sua com o Pai: palavras e obras entre ele e o Pai são comuns. Ora, essas estão também confiadas aos apóstolos para que continuem a proclamá-las e a cumpri-las no mundo.

Assim, não se pode de compreender a existência de Jesus, prescindindo de sua íntima comunhão com o Pai. Suas palavras e seus gestos foram sempre referidos ao Pai. A consciência de ser o Filho enviado estava sempre presente em tudo quanto fazia. E mais: tinha consciência de estar chegando a hora de voltar para junto do Pai.

Sendo assim, o Filho divino pode ser considerado como a transparência do Pai. Quem o conhece, conhece o Pai. Quem o vê, vê também o Pai. Ouvi-lo, significa ouvir o Pai. Contemplar seus milagres, corresponde a contemplar o Pai manifestando seu amor pela humanidade. É, pois, inútil pretender ter acesso a Deus, prescindindo de Jesus.

Também é Evidente que o Pai não é Jesus, bem como, Jesus não é o Pai. No entanto, vemos que as palavras de Jesus não dão margem para equívocos. Seria falsa qualquer identificação, e não corresponderia ao pensamento de Jesus. A comunhão entre ambos não redunda da fusão de um no outro.

Apesar disto, Jesus não titubeou em fazer esta afirmação ousada: "Quem me vê, vê o Pai". Da contemplação da vida de Jesus, é possível chegar a compreender quais são as pautas da ação de Deus, ou seja, a maneira como ele se relaciona com os seres humanos, e o que espera deles.

Portanto, não é preciso ir longe para encontrar Deus. Jesus é o caminho pelo qual chegamos até o Pai.

Louvado seja Deus

Oração final

Purificai, ó Deus, os nossos corações para que possamos, como Filipe e Tiago dar o testemunho de Jesus, que é vosso Filho e que vive e reina para sempre. Amém!

Paz a todos vós que sois de Cristo!

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