Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Conheça o Ceted

Treinamento & Desenvolvimento

Profissional

02/05/2016. Segunda-feira. 6ª Semana da Páscoa.



Cor Litúrgica: Branca

Ponto de partida

Neste dia, o Espírito da verdade abre nossas mentes e nossos corações a fim de que possamos acolher o anúncio e o testemunho dos evangelizadores. Rendemos homenagem a Santo Atanásio - Bispo e Doutor da Igreja.

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, que nos destes em santo Atanásio um exímio defensor da divindade de vosso Filho, concedei-nos, por sua doutrina e proteção, crescer continuamente no vosso conhecimento e no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Liturgia da Palavra

1ª Leitura: Atos 16, 11-15

Salmo responsorial: 149

Evangelho: João 15, 26-16,4a

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda. Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus. Procederão deste modo porque não conheceram o Pai, nem a mim. Disse-vos, porém, essas palavras para que, quando chegar a hora, vos” lembreis de que vo-lo anunciei.Palavra da Salvação.

Apenas um breve comentário...

Na liturgia de hoje vemos que Jesus revelou aos apóstolos tudo o que tinha recebido de seu Pai.Mas eles ainda não estavam preparados para receber certas verdades. Haja vista que após a Ressurreição, alguns hesitavam em crer em Jesus Ressuscitado, tanto é que outros lhe perguntavam se iria restaurar Israel naquela hora.

Quem os amadurecia para entenderem, por exemplo, que os pagãos poderiam ser batizados também foi o Espírito Santo.

No Batismo, recebemos o mesmo Espírito Santo. Ele nos fala continuamente, mostrando-nos o melhor caminho. Basta-nos acolher suas inspirações pela meditação da Palavra.

Assim, vemos que uma das funções de todos os que receberam o Espírito da Verdade é a de dar testemunho de Jesus. Pois, sua ação em favor dos discípulos consiste em convencê-los da veracidade da pessoa e dos ensinamentos do Mestre. O conteúdo do seu testemunho será o próprio Jesus.

Tal testemunho faz-se perceptível na própria ação dos discípulos. Pelo fato de o Espírito manter sempre viva no coração deles a imagem de Jesus, estão em condições de mostrar a todos a verdade do Filho de Deus, que veio armar sua tenda no meio da humanidade carente de salvação.

A ação do Espírito da Verdade predispõe os discípulos a enfrentar a perversidade do mundo, sem se intimidarem. Afinal, a missão deles consistirá em levar a luz de Cristo para quem caminha nas trevas do erro e da mentira. Move-os a esperança de que a humanidade marcada pelo pecado acolha a palavra de Jesus para ser salva.

O testemunho do Espírito supõe do discípulo total discernimento e docilidade para acolhê-lo, pois ele o recebe em meio a hostilidades que, muitas vezes, o impedem de captar com clareza a moção do bom Espírito. Por outro lado, o mau espírito, encarnado nos adversários, busca inculcar-lhe dúvidas a respeito da pessoa de Jesus, e da credibilidade de suas palavras.

Só com muito discernimento e disposição para deixar-se guiar pelo Espírito, é possível manter-se fiel a Jesus.

Neste dia queremos lembrar e fazer memória à incomparável personalidade de Atanásio - Bispo de Alexandria e Doutor da Igreja. Viveu na passagem do conturbado século III para o IV. apesar das intempéries sociais, políticas e religiosas de seu tempo, sempre se revelou como pessoa corajosa e grande defensor da doutrina cristã, pois transformou o exílio, no qual sofreu, em inspiração para novos tratados teológicos. Pelo seu trabalho em favor da fé, foi reconhecido como um dos quatros grandes doutores da Igreja Oriental.

Louvado seja Deus!

Oração final

Senhor, meu Deus, dai-me a dignidade de receber vosso Espírito Santo e, uma vez inspirado e iluminado por Ele, eu possa com muita disponibilidade me tornar uma verdadeira testemunha de vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

Paz a todos vós que sois de Cristo!

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top