Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Conheça o Ceted/Saber Cursos

30/04/2016. Sábado. 5ª Semana da Páscoa



Ponto de partida

Na liturgia de hoje, vemos que a ação missionária dos seguidores de Jesus, dirigida pelo Espírito Santo, enfrenta obstáculos criados pelos poderes que rejeitam o projeto de Deus. Contudo, aprendemos que o discípulo-missionário, diante das adversidades, tem que manter os pés no chão, para levar a boa-nova aonde for necessário, discernir os movimentos e situações da sociedade e saber lidar com cada situação.

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, vós nos fizestes participar de vossa própria vida pelo novo nascimento do batismo; conduzi à plenitude da glória aqueles a quem concedestes, pela justificação, o dom da imortalidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Amém!

Liturgia da Palavra

1ª Leitura: Atos 16, 1-10

Salmo responsorial: 99 (100)

Evangelho: João 15, 18-21

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós.  Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa.  Mas vos farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”. Palavra da Salvação.

Apenas um breve comentário...

No quarto Evangelho, o termo "mundo” é usado com, ao menos, dois significados opostos; por um lado, ele representa a humanidade inteira que Deus ama, tanto é verdade que enviou seu Filho não para condená-lo, mas para salvá-lo (João 3,16-17).

Por outro lado, ao invés, com este mesmo vocábulo se designa o "mundo” como horizonte tenebroso da humanidade, onde se consuma a recusa de Cristo e a escolha do ódio, ou seja, da antítese ao mandamento cristão fundamental do amor.

Por esse motivo, o cristão deve ser plenamente consciente da cortina de perseguição, de isolamento, de desprezo que frequentemente o circundará, se tornará fiel e coerente ao empenho pelo Evangelho.

Assim, percebe-se que vida de Jesus foi pontilhada de tensões provocadas pela insistente perseguição de seus adversários. Ele foi objeto de acolhida calorosa e agradecida, por parte de alguns, mas também foi rejeitado e odiado por outros. Sua morte colocou-se no contexto desta animosidade sistemática contra ele.

O discípulo de Jesus não deverá contar com sorte diferente. Jesus alertava para o ódio que haveria de se desencadear contra seus seguidores, como havia se desencadeado contra ele. Neste sentido, o discípulo não tem por que se escandalizar nem desanimar, diante da provação. A opção pelo seguimento de Jesus comporta, necessariamente, esta dimensão.

Todavia, o ódio do mundo pode ser indício da autenticidade do testemunho da fé em Jesus. O mundo se levanta contra quem age de maneira contrária a seus princípios. Quem se deixa cooptar por ele, não precisa temer. Quem faz frente às suas seduções por causa do ideal de Jesus Cristo, será vítima de sua ferocidade.

Porém, a presença do Ressuscitado na vida dos discípulos reforça a verdade de que eles não são do mundo e radicaliza a oposição entre eles e quem os odeia. Quanto mais o discípulo se deixa levar pela dinâmica da Ressurreição, tanto mais percebe sua inadequação com o mundo. Mas, apesar do ódio do mundo, o discípulo não teme, porque tem o Senhor a seu lado.

Louvado seja Deus!

Oração final.

Guardai, ó Deus, no vosso constante amor aqueles que salvastes, para que, redimidos pela paixão de vosso Filho, nos alegremos por sua ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Paz a todos vós que sois de Cristo!

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top