Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Conheça o Ceted

Treinamento & Desenvolvimento

Profissional

29/04/2016. Sexta-feira. 5ª Semana da Páscoa. Santa Catarina de Sena



Cor litúrgica: Branca.

Ponto de partida

 

Hoje, a Igreja homenageia a Santa Catarina de Sena - padroeira da Itália e copadroeira da Europa. Numa época de guerras, doenças, perseguições e mortes, ela tornou-se a mensageira da paz e mestra da vida espiritual. Num tempo tão conturbado revelou-se zelosa pela pratica da caridade aos doentes, presos e encarcerados malgrados pelo ironia do destino. Destacou-se na pratica do amor e da fidelidade à Igreja. Com ela aprendemos a discernir a vontade de Deus e, também, a viver para a comunidade, buscando superar as dificuldades e os limites humanos, bem como, a crescer na amizade com Jesus e no amor incondicional ao próximo que nos faz alcançar a Deus.


Oração do dia

Ó Deus, que inflamastes de amor santa Catarina de Sena na contemplação da paixão do Senhor e no serviço da Igreja, concedei-nos, por sua intercessão, participar do mistério de Cristo e exultar em sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Liturgia da Palavra

1ª Leitura: Atos 15, 22-31

Salmo responsorial: 56 (57)

Evangelho: João 15,12-17

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. 16 Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”.Palavra da Salvação.

Apenas um breve comentário...

Catarina de Sena foi a primeira mulher a ser proclamada "doutora da Igreja”, por obra de Paulo VI em 1970. A voz de Santa Catarina de Sena se elevou clara e forte no decorrer do século XIV (catorze). Não teve medo de interpelar nem mesmo os papas, eclesiásticos e políticos para combater injustiças e guerras.

Alta e poderosa é também a voz de Jesus que propõe o "seu” mandamento, ligado ao amor, o tema que irradia tantos versículos do discurso da última ceia. Verdadeiramente somos "amigos” de Jesus se embocarmos neste caminho que é ilustrado através de um apelo indiscutível, vivido em plenitude por Cristo: "Ninguém tem um amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos”.

Fundamentados no exemplo deste imperativo mandamento, percebe-se que a Ressurreição de Jesus manifesta que o Pai aprovou seu estilo de vida e, esta foi a forma pela qual ele autenticou toda a existência de seu Filho, de modo que ela pode apresentar-se como paradigma existencial para os discípulos. Toda a vida de Jesus foi uma contínua vivência do amor sem limites, até o extremo de doar-se a si mesmo em benefício da humanidade.


Por isso, irmãos e irmãs, o amor-doação foi apresentado aos discípulos como um mandamento único e fundamental, pelo qual deveriam guiar-se. E o testemunho de Jesus tornou-se um referencial obrigatório. Neste sentido, é mister que toda a vida do discípulo se direcione para a imitação criativa do mestre Jesus. Eis a essência de nosso fundamentalismo cristão!

A exemplo do Mestre, todos nós, enquanto seus discípulos, somos  convidados a crescermos na vivência do amor, até sermos capazes de dar a vida pelos demais. Isto exige uma libertação do egoísmo que impede o ser humano de dar-se conta da presença do outro e responder às suas carências. O amor limitado e condicionado não corresponde ao ideal proposto por Jesus.

No entanto, o mesmo se passa com o amor sem ousadia, onde quem diz amar se preocupa em poupar-se a si mesmo. Note bem: só existe amor cristão, quando todos os limites são superados e a obediência ao mandamento de Jesus leva à total entrega de si mesmo.

Deus seja louvado!

Oração final

Ó Deus de bondade, apesar de vivermos em um mundo tão discriminador, cruel e escravizador, dai-nos a capacidade e a perseverança de prosseguir no seguimento de vosso Filhos, para que nossas ações testemunhem a grandeza de vosso Reino que está no meio de nós.. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Paz a todos vós que sois de Cristo!

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top