Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

28/04/2016. Quinta-feira. 5ª Semana da Páscoa.



Cor litúrgica: Branca.

Ponto de partida

Hoje aprendemos que se permanecermos no amor de Cristo, podemos realizar as maravilhas da Palavra de Deus, evitando afligir os irmãos com fardos desnecessários. Aprendemos ainda que o Evangelho é proposta de vida e salvação a todas as pessoas e culturas deste mundo. Portanto, se permanecermos no amor,  conforme a Palavra nos ensina hoje, nossa alegria será plena.

Oração do dia

Ó Deus, vossa graça nos santificou quando éramos pecadores e nos deu a felicidade quando infelizes. Vinde em socorro das vossas criaturas e sustentai-nos com vossos dons, para que não falte a força da perseverança àqueles a quem destes a graça da fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Liturgia da Palavra

1ª Leitura: Atos 15, 7-21

Salmo responsorial: 95 (96)

Evangelho: João 15,9-11

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”.Palavra da Salvação.

Apenas um breve comentário...

Irmãos e irmãos,  O texto de hoje é um pequeno fragmento tirado do discurso da última ceia e no entanto, a sua densidade e a sua doçura são extraordinárias. Ressoa ainda aquela palavra que é semelhante a um fio musical que percorre o testamento que Jesus nos deixou: ágape, "amor”. Um amor que é semelhante a uma cascata: do Pai se derrama no Filho, do Filho se transmite aos seus discípulos, os quais deverão depois transmiti-lo reciprocamente e dá-lo ao mundo.

Se se precisasse interpor uma barreira, interromperia-se o fluxo vital. Por isto, Jesus, acentua a necessidade de "permanecer”, isto é, de estar em comunhão profunda com ele na fé. E esta união será depois para nós fonte de alegria.

Entretanto, nesta liturgia percebemos que Jesus confiou aos discípulos a tarefa de dar continuidade à sua missão. Como o Pai o havia enviado, também ele enviou aqueles que se lhe mostraram fiéis. Esta comparação ajuda a compreender a missão do discípulo.

O envio do Pai visava a salvação do mundo. Da mesma forma, o envio feito por Jesus. O Pai quis comunicar vida abundante à humanidade. Assim também os discípulos de Jesus são enviados para fazer a vida jorrar por onde passarem. O Pai enviou Jesus por amor à humanidade. O discípulo é também enviado porque Jesus ama a humanidade e quer vê-la livre da maldade e da injustiça.

Jesus se mostrou obediente e fiel ao envio recebido, não se deixando levar pela tentação do comodismo. O discípulo é chamado a entregar-se à missão recebida por Jesus, sem reservas, não temendo até mesmo perder a própria vida. Jesus realizou sua tarefa cabalmente, não fugindo das situações conflituosas, onde corria perigo de vida. O discípulo, a exemplo de Jesus, é instado a não trabalhar pela metade e deixar sua tarefa sem ser concluída.

O paralelismo entre o envio de Jesus permite que o envio do discípulo seja cada vez mais profundamente explicitado. Em todo o caso, o exemplo de Jesus está sempre aí para inspirar a ação de quem quer segui-lo. Sobretudo, é preciso praticar seus mandamentos com fidelidade e permanecer firme no seu amor.

Oração final

Ó Deus de bondade, permanecei junto ao vosso povo e fazei passar da antiga à nova vida aqueles a quem concedestes a comunhão nos vossos mistérios. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Paz a todos vós que sois de Cristo!

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top