Open

          

27/04/2016. Quarta-feira. 5ª Semana da Páscoa



Cor litúrgica: Branca

Ponto de partida

O caminho para a comunidade resolver seus conflitos é sempre buscar ser fiel às palavras de Jesus e permanecer em união com ele, que é a videira verdadeira. Com essa compreensão, a comunidade-Igreja representa a participação na vida a e no projeto de Jesus. Neste dia de hoje, unidos a ele, somos chamados a testemunhá-lo com frutos de amor e solidariedade, paz e justiça, fraternidade e partilha.

Oração do dia

Ó Deus, que amais e restituís a inocência, orientai para vós os nossos corações, para que jamais se afastem da luz da verdade os que tirastes das trevas da descrença. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Liturgia da Palavra

1ª Leitura: Atos 15, 1-6

Salmo Responsorial: 121 (122)

Evangelho: João 15, 1-8

+ Proclamação do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, escrito pelo evangelista João.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”. Palavra da Salvação.

Apenas um breve comentário...

Nesta liturgia, é possível notar que, por duas vezes, Cristo se apresenta com uma imagem com a qual no Antigo Testamento era apresentado Israel: ele é a "verdadeira videira”. A ele se unem como ramos aqueles que nele acreditam.

Apenas nesta comunhão de fé e de amor também nós podemos produzir muito fruto, caso contrário nos tornamos como ramos secos que se podam e se lançam entre as chamas. É, esta, uma purificação dolorosa, mas também necessária que faz brilhar o verdadeiro discípulo que "produz muito fruto” e glorifica a Deus.

Ser discípulo do Ressuscitado exige coragem e perseverança. A comunhão com Jesus não está isenta de tentações.

Lembramos que, cotidianamente,  o discípulo é provado e desafiado a mostrar, com atitudes coerentes, sua adesão ao Mestre. É coerência ao projeto dele ser capaz de amar até o extremo, num contexto de egoísmo sempre mais difundido.

É prova de fidelidade a Jesus lutar pela justiça, num mundo onde parece imperar a injustiça. É sinal de adesão sincera a Jesus rejeitar todos os ídolos da sociedade moderna, quando a idolatria instalou-se no coração de muitos.

Assim, o permanecer em Cristo supõe um ato da vontade humana. Contudo, é indispensável a colaboração do Espírito Santo. Sem esta força divina, o discípulo não consegue fazer frente às solicitações do maligno e é levado a separar-se do Senhor. Ajudado pelo poder do Espírito de Deus, o discípulo conserva-se fiel à sua entrega ao Ressuscitado.

No entanto, as consequências da infidelidade e da ruptura com o Senhor são terríveis. Afinal, ninguém rompe com Deus, sem pagar o preço desta sua decisão. A imagem do fogo devorador evoca o castigo reservado a quem não é fiel. Ela é suficientemente sugestiva para alertar o discípulo a permanecer firme e dar atenção ao apelo do Mestre.

Oração final

Senhor, nosso Deus, fazei com que nos coloquemos como seus ramos para que, alimentados pela seiva de vosso Filho, possamos nos tornar fortes para enfrentar as lutas do cotidiano. Tudo isso vos pedimos, em nome de vosso filho que vive e reina , na unidade do Espírito Santo. Amém!

Paz a todos vós que sois de Cristo!

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top