Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Conheça o Ceted/Saber Cursos

26/04/2016. Terça-feira. 5ª Semana da Páscoa



Cor litúrgica: Branca

Ponto de partida

Hoje Jesus nos deixa sua paz e nos fala de alegria. Embora uma e outra nem sempre estejam presentes na vida pessoal e comunitária, podem se tornar realidade pela perseverança na fé. apesar disso, os anunciadores da Palavra de Deus, neste século XXI, ao levarem paz e alegria para as comunidades e as pessoas, podem encontrar muitos obstáculos, porém, Jesus lhes garante sua presença de paz que anima a nossa caminhada.

Oração inicial

Ó Deus, que pela ressurreição de Cristo, nos renovais para a vida eterna, dai ao vosso povo constância na fé e na esperança, para que jamais duvide das vossas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Liturgia da Palavra

1ª Leitura: Atos 14, 19-28

Salmo responsorial: 144 (145)

Evangelho: João 14, 27-31

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João

Disse Jesus: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize! Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou e volto a vós’. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu. E disse-vos agora estas coisas, antes que aconteçam, para que creiais quando acontecerem. Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo; mas ele não tem nada em mim. O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui”.

Palavra da Salvação.

Apenas um breve comentário...

A paz que Cristo nos dá é completamente diferente da paz que o mundo oferece. A paz de Cristo é fruto de justiça, perdão, misericórdia, compaixão, diálogo, compreensão mútua, aceitação do outro, por que acreditamos que em nosso próximo está misteriosamente presente o próprio Jesus. Já a paz do mundo é fruto da posse de bens materiais e de dinheiro, corrupção, avareza, ódio, violência, injustiça social, egoísmo e coração fechado para com os pobres e excluídos da sociedade, deslealdade e infidelidade.

Neste contexto, Jesus oferece a paz e respeita nossa liberdade de lhe negar nosso amor ou de lhe dar acolhida. O mundo impõe, discrimina, ilude, "tapeia”. Diante disso, pergunta-se: De que lado temos vivido?

Antes, porém, vale a apena ressaltar que a presença do Ressuscitado era certeza de paz para a comunidade cristã. Jesus, porém, contrapunha sua paz à paz oferecida pelo mundo. Elas são irreconciliáveis. O discípulo de Jesus necessita estar atento para não confundi-las. Deste modo, pergunta-se novamente: Em que elas - esses dois modelos de paz - se distinguem? Vejamos:

A paz de Jesus funda-se no amor e na justiça e tem em mira o surgimento de um mundo verdadeiramente fraterno, onde os bens sejam compartilhados entre todos, sem exceção. Ela tende a levar os discípulos a uma comunhão tão profunda, a ponto de se sentirem um só coração e uma só alma.

A paz de Jesus rejeita toda espécie de idolatria, que coloca criaturas no lugar de Deus e submete o ser humano a um regime de opressão. Ela é toda feita de esperança.

A paz que o mundo oferece não é a paz que Deus quer pra cada um de nós; A paz que o mundo oferece se fundamenta num projeto contrário ao projeto de Deus; a paz que o mundo oferece caminha na contramão do projeto de salvação que Deus elaborou para todos nós.

Neste modelo de paz se encontram a injustiça, a concentração de bens às custas da exploração alheia, o desrespeito pelo ser humano.  É a paz que revela o império do egoísmo que idolatra pessoas e coisas, e transforma os indivíduos em seus escravos e coisas. é a paz que coisifica o ser humano!

Diante desse modelo que se contrapõe ao modelo de Deus, Jesus alertou a comunidade para que não se deixasse enganar pelo príncipe deste mundo. Nós, porém, enquanto discípulos,  não devemos nos perturbar, mesmo sabendo que é desafiante para cada um de nós trilharmos os caminhos da paz do Senhor.

Paz a todos vós que sois de Cristo!

Oração final

Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pela vossa palavra a graça de chegar um dia à glória da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top