Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

21/04/2016. Quinta-feira. 4ª Semana da Páscoa


 

Cor Litúrgica: Branco

Ponto de partida

O discípulo de Jesus é chamado a discernir o projeto de Deus nos acontecimentos da História e ser fiel ao espírito de serviço que o Senhor propôs como atitude de vida.Deste modo, a Palavra de Deus nos revela a História da Salvação, o plano divino para a humanidade cujo ápice é a vinda de Jesus, o enviado do Pai.

Oração do dia

Ó Deus, que restaurais a natureza humana, dando-lhe uma dignidade ainda maior, considerai o mistério do vosso amor, conservando para sempre os dons da vossa graça naqueles que renovastes pelo sacramento de uma nova vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Liturgia da Palavra

1ª Leitura: Atos 13, 13-25

Salmo responsorial: 88 (89)

Evangelho: João 13, 16-20

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes. Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: 'Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar.' Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creais que eu sou. Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.'

Palavra da Salvação.

Apenas um breve comentário...

"Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim". Muito interessante essa afirmativa de Jesus. Podemos observar que, de agora em diante, é assim que Jesus quer seus discípulos: como mensageiros seus, anunciadores da partilha que cria novas relações fraternas entre todos.

Dessa forma, ao ideal da partilha e da igualdade entre todos vai tomando corpo e fazendo história, pois que acolhe essa proposta está recebendo, ao mesmo tempo, Jesus e o Pai que o enviou: "Quem recebe aquele que eu envio, está recebendo a mim, e que me recebe, está recebendo aquele que me enviou" (13, 20).

Diante dessas premissas, então, podemos dizer que crer em Jesus é crer no Pai; ver Jesus é ver o Pai. Percebemos também que a Palavra de Jesus é a Palavra do Pai, pois ela é fecunda, uma vez que, diante dela ninguém permanece indiferente, inativo.

Importante ressaltar que a Palavra de Jesus provoca adesão ou rejeição. Em outras palavras: provoca divisão. Isso mesmo!. Irmãos e irmãs, não percamos de vista que: quem rejeita Jesus e não aceita a sua palavra será julgado exatamente pela palavra de Deus.

Assim sendo, pode-se garantir que só existe um modo de fugir a esse juízo: deixar-se julgar agora por esta palavra. Isto quer dizer, antes de tudo, ouvir a palavra, estudá-la,  buscar compreendê-la procurando-lhe o sentido profundo. E o mais importante: depois disso tudo, procurar colocá-la em prática e dispor-se a mudar de vida como, por exemplo: seguir seu destino como fiel praticante da palavra em seu cotidiano, mesmo que a Palavra seja exigente e difícil.

Enfim, irmãos e irmãs, devemos conceber que a Palavra de Jesus é luz que arranca o mal dos corações e da sociedade e propõe um dinamismo de libertação, porque Jesus não veio somente para libertar os homens, mas libertar o homem e a mulher na sua totalidade. Por dentro e por fora. Principalmente, por dentro...

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

Oração final

Deus eterno e todo-poderoso, que, pela ressurreição de Cristo, nos renovais para a vida eterna, fazei frutificar em nós os sacramentos pascais e infundi em nossos corações a fortaleza desse alimento salutar. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Paz a todos vós que sois de Cristo!

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top