Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Conheça o Ceted/Saber Cursos

08/12/2013: 2º Domingo do Advento - Imaculada Conceição de Nossa Senhora


Lucas  1, 26-38

Maria! Aquela que acreditou.

Neste 2º Domingo do Advento celebramos a Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Este dogma foi definido na bula Ineffabilis Deus, em 1854, pelo Papa Pio IX, em  cujo teor se afirma resumidamente: “Declaramos, pronunciamos e definimos como doutrina revelada por Deus o quanto segue: A Beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua concepção, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original”. Assim, pode-se afirmar, então, que: o dogma da Imaculada Conceição está em função da encarnação do Verbo de Deus.

Desse modo, podemos ver que o texto do evangelho proposto para este 2º Domingo do Advento é o do anúncio do anjo Gabriel a Maria. Este relato faz parte de um conjunto de textos denominado de “evangelhos da infância” onde se pode perceber que Lucas relaciona o anúncio do nascimento de Jesus à gravidez de Isabel: “... no sexto mês… o anjo Gabriel foi enviado por Deus... a uma virgem…” Etc., etc., etc.

Fato que explica porque os evangelhos da infância, em Lucas, estão construídos num paralelismo constante entre João Batista e Jesus, com a finalidade de mostrar que Jesus é maior que João: João Batista é o precursor, Jesus, o Messias. O relato enfatiza a iniciativa absoluta de Deus na encarnação do seu Filho.

Veja que Maria é a que recebeu o favor de Deus, isto é, a que foi especialmente favorecida por Deus. O favor de Deus a Maria se manifesta na sua eleição para ser a mãe do Filho de Deus. A iniciativa de Deus na encarnação do Verbo conta com a colaboração do ser humano: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” É o que perguntará Maria!

Com efeito, se a idade e a esterilidade de Isabel e Zacarias foram divinamente superadas na concepção de João Batista, a dificuldade humana da virgindade de Maria deve ser superada pelo poder divino na concepção de Jesus. E, segundo Lucas, o foi pela intervenção do Espírito Santo, o “poder do Altíssimo”.

No entanto, na sua resposta: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”, Maria identifica-se com Ana, mãe de Samuel. Na sua visita a Isabel, ela será caracterizada por aquela que acreditou: “Bendita aquela que acreditou: o que lhe foi dito da parte do Senhor se cumprirá!”.

Portanto, irmãos e irmãs, devemos conceber que Maria é a cheia de graça diante do Senhor, ela que se deixou revestir de sua justiça e salvação e acolheu plenamente o seu Espírito, apontando-nos o caminho da santidade. Com seu “Sim”, ela resgata a imagem da humanidade infiel e nos mostra como colaborar para que o Projeto do Pai se realize plenamente entre nós, por intermédio de Jesus – O Emannuel – o “Deus Conosco”.

Que neste 2º Domingo do Advento – na Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora -  possamos agradecer, louvar e bendizer a Deus por Maria e, alimentando-nos do Corpo de Cristo, possamos com Maria - nossa Mãe – nos tornar vencedores do mal.

Bom domingo e abençoada semana a todos vós que sois de Cristo!

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

Visite Nossa Loja Virtual

            

top