Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Conheça o Ceted/Saber Cursos

01/12/2013: Ano "A": 1º Domingo do Advento


"Estejamos vigilantes"

Mt 24, 37-44

Um novo ano! Novo tempo. Estamos no Ano “A”. O primeiro domingo do Advento é o início do ano litúrgico. Para os cristãos, é o verdadeiro “Ano Novo”, pois a nossa vida de fé é marcada e ritmada pela celebração do Mistério de Deus. O Advento é tempo de preparação para o Natal; tempo que deve ser vivido numa dupla atitude: intensificar a leitura e a meditação da Palavra de Deus e a penitência. De modo especial, neste tempo, devemos preparar os nossos corações para a chegada do Menino-Deus.

Assim, o texto da liturgia de hoje é parte do discurso escatológico de Jesus; discurso sobre o fim. Entenda-se fim não como término, mas como aquilo que é definitivo para a existência humana.

Normalmente, a linguagem utilizada para este tipo de discurso é a apocalíptica, que tem um tom um tanto quanto dramático e, por vezes, causa certo medo nas pessoas que não ultrapassam o sentido primeiro do texto. Em nosso caso, o discurso é exortação aos discípulos a colocarem a sua confiança naquilo que não passa.

O pioneiro neste tipo de linguagem – a Apocalíptica - na Bíblia é o livro de Daniel, escrito por volta de 150 a. C.

Desta maneira, vemos que a evocação ao tempo de Noé e ao dilúvio servem para colocar os discípulos - destinatários do discurso - de alerta e para convidá-los a uma atitude de engajamento e coerência com sua vocação cristã. Nesse sentido, o dilúvio, como evento de purificação, é água divisora entre um antes e um depois. Portanto, podemos ver também que o dilúvio faz com que os discípulos abram os olhos quanto ao modo como viviam: nada percebiam, “até que veio o dilúvio e arrastou a todos”, conforme nos fala o versículo 39. Entretanto, a vida do ser humano não se encerra nos limites da história, nem se resume em comer e beber, nem em procurar “aproveitar a vida”.

Vejam que, na descrição sumária do tempo de Noé, Deus não aparece; é como se ele não contasse para nada. A excessiva preocupação com questões relativas à vida de cada dia e com o bem-estar pode não só nos distanciar das coisas do céu, como também nos fazer prescindir do próprio Deus ou até ignorar sua presença.

Irmãos e irmãs, a história do tempo de Noé, antes do dilúvio, serve para ilustrar esta situação e interpelar os discípulos a que mantenham a vida referida a Deus.

Por isso, a fé em Deus exige uma vida conforme a sua vontade. Observem o que afirma Jesus: “Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor!, entrará no Reino dos céus, mas o que faz a vontade do meu Pai que está nos céus”. Assim, pode-s concluir que a vida de quem crê deve ser a expressão da fé que ele professa e do Deus em quem ele põe a sua esperança e confiança.

Como seguidores de Jesus saibamos que o principal é buscar o Reino de Deus, que antecede todas as coisas, e por Deus o necessário é dado. Saibamos também que a imprevisibilidade da vinda do Filho do Homem exige uma atitude diferente de cada um de nós, como exigiu das pessoas do tempo de Noé, anteriores ao dilúvio. Como naquele tempo, a vigilância é uma atitude requerida também neste novo ano e neste novo tempo que estamos inaugurando.

Irmãos e irmãs, vigilância é trabalho de discernimento, é empenho na atividade cotidiana que engaja o homem na sua missão, fruto do seguimento de Jesus Cristo. “É hora de despertarmos do sono”, diz Paulo, “abandonemos as obras das trevas, e vistamos as armas da luz; procedamos honestamente como em pleno dia […]. Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo”. Façamos como se registra nos versículos de 11 a 14 da Carta aos Romanos.

Bom Domingo e abençoada semana a todos vós que sois de Cristo!

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

Visite Nossa Loja Virtual

            

top