Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Conheça o Ceted

Treinamento & Desenvolvimento

Profissional

Orientações de ordem prática para os Leitores


03) Leitores: A comunidade cresce e se constrói ao ouvir a Palavra de Deus; nisto encontramos o sentido de sermos proclamadores e não apenas repetidores de textos. “O leitor não age por conta própria, mas em nome de Cristo e na força do Espírito Santo. É Cristo quem fala quando se lêem as Escrituras na Igreja”(SC,7).

Uma orientação, de ordem prática:

No exercício de seu ministério, o leitor não precisa dizer, por exemplo: “Proclamação da profecia de Isaías...”, ou “Leitura da epístola de São Paulo aos romanos”, mas melhor seria simplesmente dizer: “Profecia de Isaías”, ou “Carta de São Paulo aos romanos”. Em sentido litúrgico, não é necessária também a citação de capítulos e versículos do livro sagrado

Para o bom exercício de seu ministério, algumas exigências, mínimas, de ordem técnica, devem ser lembradas e pedidas ao leitor, “MANDAMENTOS” DO LEITOR

1. Ler na liturgia: é um Ministério-Leigo instituído/confiado pela igreja.

2. Ser porta-voz de Deus e do povo de Deus: deve assumir essa responsabilidade junto com a equipe de liturgia. Proclamando com sentido, ritmo, empatia e não simplesmente lendo.

3. Personalizar o texto: fazendo-o ressoar na sua pessoa e na sua vida. Uma proclamação expressiva atinge os ouvidos e o coração de todos.

4. Respeitar a fala de Deus na liturgia da Palavra: evitar proclamação teatral (falsa), impessoal (neutra) e monótona (retilínea).

5. Proclamar para os outros e não só para si: por isso deve olhar para os outros, sem perder o ritmo, dando ênfase ao que destaca. 99% da proclamação depende da preparação e 1% da execução, por isso nunca improvise.

6. Conhecer o lecionário: fale na direção do microfone, sem gritar, sem se colocar longe para ser bem ouvido. A distância adequada do microfone é tem torno de 4 ou 5 dedos da boca.

7. Ter dicção

8. Articular as palavras: ou seja, pronunciar nitidamente

9. Acentuar: não se esquecer que o acento pode até mudar o sentido da palavra

10. Ter entonação: subindo ou descendo a voz para dar sentido às palavras.

11. Dar pausas: Não atropelar o texto. O silêncio também dá sentido, no final das frases, na vírgula, nas barras.

12. Ritmar: é a velocidade pela qual todos entendem a leitura e se interessam por ela.

13. Não substituir a Palavra de Deus por qualquer outro texto na celebração

14. Estar preparado e aproximar-se do ambão no momento oportuno. Procure não vir de um lugar distante da igreja; se for necessário, deve aproximar-se discretamente, antes do momento de subir.

15. Quando estiver diante do ambão, deve ter em conta a posição do corpo. Não se trata de adotar posturas rígidas, nem, pelo contrário, ler com as mãos nos bolsos, ou atrás das costas, ou com as pernas cruzadas..., a mão deve estar posta no Lecionário.

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top