Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Conheça o Ceted

Treinamento & Desenvolvimento

Profissional

Quem é o Cerimoniário?


Na sagrada Liturgia cada pessoa tem seu papel e sua importância. Na Missa Tradicional tem grande destaque a pessoa e função do Cerimoniário, quando está previsto. 

Caeremoniarius ou Magister caeremoniarum ou ainda o Praefectus caeremoniarum, estritamente falando, é um clérigo que tem o cargo de velar pelo cumprimento exato e digno das cerimônias nas funções solenes da Missa e do Ofício[1], e noutras solenidades. Segundo o Cerimonial dos Bispos (Forma Extraordinária), o Cerimoniário das funções pontificais deve ser de Ordens maiores; mas conforme a prática atual, os minoristas exercem validamente esta função, pois segundo a prática geral, a exigência de um ordenado in sacris para esta função só é observada a rigor nas catedrais e nos ofícios mais solenes. 

Na Missa Pontifical solene dever haver dois Cerimoniários, um para o Bispo e seus assistentes, outro para os demais ministros[2], a fim de que todos executem com perfeição os divinos ofícios.[3] Pode haver também um Cerimoniário na Missa Cantada sem ministros sagrados[4]. No caso dos Cerimoniários minoristas, não podem fazer nada que seja próprio de alguma Ordem sagrada[5]. Portanto, se limitará a dá os sinais para os diversos movimentos[6], observando as regras gerais dos ministros inferiores, e passar as folhas do missal.

O Cerimoniário usará sempre batina[7] e sobrepeliz para desempenhar suas funções (nunca usa capa, mozeta ou barrete[8]). Em geral seus deveres são: preparar e conferir antes da cerimônia se tudo está bem disposto em seus lugares (sacristia, credência, altar, banquetas). Nas funções sagradas cuidará de todos, mas especialmente do Celebrante[9]e ministros sagrados, a fim de que todos cumpram as rubricas com fidelidade e exatidão. Deve indicar com modéstia (com um sinal ou com a voz[10]) quando e como um ministro deve executar uma cerimônia. Por isso, apesar de assinalarmos algum lugar mais indicado, na verdade não tem lugar fixo, pois deve estar onde sua presença é necessária para a perfeita execução das cerimônias.

Os seus movimentos devem ser feitos com gravidade, sem afetação, evitando falar sem necessidade. Terá o corpo ereto, direito, cabeça erguida, mas os olhos baixos, para nunca olhar diretamente para o povo, guardando o espírito tranquilo e sereno. E assim ele intervirá nas cerimônias não só por causa do Celebrante, mas, sobretudo, para que o cerimonial seja cumprido com dignidade em honra de Deus. Por isso, todos devem obedecê-lo no que diz respeito ao desenrolar das cerimônias[11]. O Cerimoniário deve velar também pela correção e eliminação dos abusos[12], como mandou a então Sagrada Congregação dos Ritos[13].

Por isso, deve-se promover e aproveitar bem os ensaios, tanto daqueles que desempenharão alguma função quantos dos próprios Cerimoniários. É necessário que o Cerimoniário conheça com segurança cada cerimônia e não só a sua função, mas a de todos os ministros.

No cumprimento de suas funções o Cerimoniário deve cercar de atenção a todos e a cada um dos ministros, especialmente o Celebrante, com o cuidado e respeito que a santidade da casa de Deus exige[14]. E não proceda atropeladamente, mas guarde sua cabeça (especialmente os olhos) de toda leviandade nos movimentos, nem estenda a mão mais do que o decoro o permite.

Em resumo: cumpram suas funções grave, pausada e decorosamente, sem afetação, com virilidade, de modo a inspirar nos demais a devoção e o respeito.[15]


[1] Cf. Caer. Ep.  liber I, cap. V, n. 1; Stercky, t. II, n. 640.
[2] Cf. Caer. Ep. l. I, cap. V, n. 1; Stercky, t. II, n. 140, 6.
[3] Cf. SCR, n. 1904.
[4] SCR, n. 33771.
[5] Cobrir e descobrir o cálice, colocar água no cálice, colocar e tirar a pala, purificar o cálice e cobri-lo com o véu, etc.
[6] Uma palma para fazer genuflexão ou para se levantar, caso esteja de joelho; duas palmas para se ajoelhar ou fazer genuflexão dupla; vênia para se levantar, caso esteja sentado, ou para se descobrir, ou para se inclinar, ou para chamar alguém. Para chamar alguém, fará uma inclinação mais ou menos profunda, conforme a dignidade da pessoa (cf. Stercky, t. II, n. 642, 4).
[7] Ordinariamente preta, o Cerimoniário do senhor Bispo nos ofícios pontificais mais solenes usará a violácea (SCR, nn. 2286, 24269, 1213, 23102, 2578).
[8] Stercky, t. II, n. 641.
[9] Sempre saúda o Cel com uma inclinação medíocre ao passar diante dele (Stercky, 642, 9).
[10] Cf. Stercky, t. II, n. 140, 6; Caer. Ep. l. I, cap. V, n. 3.
[11] Cf. Caer. Ep. l. I, cap. V. n. 5; SCR, nn. 23075, 257810, 32014.
[12] Martinucci, I, 15, 4.
[13] SCR, n. 1884.
[14] Cf. Caer. Ep.  l. I,  cap. 5, n. 3.

[15] Cf. Caer. Ep. l. I, cap. 5, n. 1s; Solans, Manual Litúrgico, t. I, n. 336, pp. 312-314; Curso de Liturgia Romana, n. 1205, pp. 400-401; Diccionario manual de Liturgia, p. 249; Reus,Curso de Liturgia, n. 810, pp. 400-402;Praxis Pontificalis, V, nn. 1-8, pp. 55-66.

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top