Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Cabeça Dura


Dom José Alberto Moura 
Arcebispo de Montes Claros

Devido ao tipo caracterológico, a pessoa pode ser mais pertinaz ou menos em suas decisões e afirmações. Há quem não se dobra mesmo diante de fatos ou verdades, a ponto de não ceder ao bem objetivo e às necessidades do próximo. Uma vez afirmada uma sentença, ela não a muda, mesmo notando que esteja lesando alguém. Na linguagem popular se diz que é pessoa de cabeça dura.

O povo hebreu, nos tempos bíblicos mostrou também sua postura diante das orientações de Moisés, contrariando os preceitos divinos: “Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi... Vejo que este é um povo de cabeça dura” (Êxodo 32, 8.9). Deus usou de misericórdia para com o povo, sendo fiel à aliança feita com Ele. Mas sempre chamou atenção a seus desvios de conduta, com uma pedagogia corretiva e educativa. Deus jamais comete injustiça, pois, olha os dois lados, ou seja, seu amor e a fragilidade humana. O ser humano muitas vezes comete injustiça por olhar somente o próprio lado e não às razões da verdade e da retidão moral.

Encontramos pessoas com a dureza de cerviz por sua ignorância sobre muitos valores e verdades. Está muito em voga apresentarem-se os gostos pessoais como verdades absolutas, ou não se aceitarem valores por ignorância em relação a seu valor.

Neste mês dedicado especialmente à Bíblia, focalizamos nela o referencial fundamental das verdades divinas, que suplantam os equívocos humanos. Nem a ciência pode contrastar-se com a verdade absoluta de Deus. Ele é o autor da veracidade das descobertas das leis da natureza. Fé e razão não se opõem. Basta o ser humano não querer ser o dono absoluto da verdade. Quando ele tem essa atitude perece em si mesmo por não ser o verdadeiro Deus. A humildade faz o ser humano reconhecer a verdade objetiva dos fatos, com sua base de sustentação no Criador. Quando o ser humano se arroga o direito de ter toda a verdade e se coloca no lugar divino, ele cai do pedestal da própria ambição e destrói a natureza, bem como arruína o convívio social, a ponto de cometer enormes injustiças. Ao contrário, vivendo em harmonia com o projeto divino, sabe usar as próprias capacidades para viver como imagem e semelhança divina, cuidando da terra, criada por Deus. Aí se contempla o Deus criador e o ser humano cuidador.

A insistência em não realizar o projeto de Deus a seu respeito faz a “turronice” humana estragar com o planeta e a convivência harmoniosa com o semelhante. Ao contrário, a docilidade responsável do ser humano constrói a própria história com as características de promoção da vida e da dignidade de cada ser e, de modo privilegiado, do próprio ser humano. Acontecerão, então, mais misericórdia, retidão de conduta, ética nas relações interpessoais, serviço ao outro, inclusão social e cuidado especial com os mais fragilizados, como fez de modo perfeito o Filho de Deus. À semelhança dele cada pessoa vai promover a vida cheia de realização para todos. Isso é possível. Basta superarmos a dureza de coração e sermos mais sensíveis às necessidades dos mais fragilizados. Viveremos assim, colocando o valor maior no sermos humanos e não no acumularmos o que é material nas mãos de elites privilegiadas.

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top