Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

JMJ: o que esperar?


Os jovens presentes na JMJ clamavam: “esta é a juventude do Papa”. Percebia-se algo semelhante ao clamor do povo nas ruas, durante o mês de junho p.p. A juventude clama por mudanças, à espera de líderes aos quais se agreguem, orientando-se para os rumos de uma vida edificada em ideais sólidos, equidistantes do cansaço do bem-estar propagado pela sociedade de consumo. Em vista do lucro, a cultura da sociedade de consumo alicia as pessoas e as transforma em usuárias, dependentes, medíocres, inúteis. O prazer sem compromisso social destrói grandes ideais dos quais a juventude sempre é portadora, não obstante conflitos inevitáveis entre gerações. Faz parte do aprendizado.

A JMJ apostou nos jovens que se demonstraram abertos aos valores humanos e cristãos e se dispõem a assumi-los como princípios referenciais que os ajudam a construir a própria vida, constituir a sua família e edificar uma sociedade melhor. A JMJ apostou em quem aceita e acolhe os jovens. Muitos deles desejam retornar à vida cristã, pedindo acompanhamento no processo de conversão e compromisso de transformação. Impressionou-me o testemunho de jovens dados durante as catequeses. Alguns foram libertados do submundo das drogas e da vida leviana, por convite simples e corajoso de outros jovens. Para quem está numa pior, um convite para conhecer ambientes sadios, seguindo-se um acompanhamento sincero no caminho do bem e da verdade, faz toda a diferença. A alternativa da vida saudável vincula-se à aceitação das raízes familiares que, se antes foram desprezadas, agora se constituem como sentido para a vida.

A espiritualidade cristã motiva e incentiva muitos a recuperarem a alegria de pertencer a uma família e se inserir socialmente pela capacitação ao trabalho. A JMJ foi exemplar de oportunidades de reapresentar à juventude os ideais que lhes são próprios, não obstante o desvio do sono letárgico do consumismo que os alicia, da ideologia dos grupos de pressão tentando manipular a juventude, tentando fazê-la dependente de drogas e de reduzi-la à massa de manobra da violência. Percebo que nós, consagrados, primeiros responsáveis pela vida e missão evangelizadora da Igreja, devamos construir conjuntamente com os adolescentes e os jovens que buscam novo sentido para a vida. Não se trata se um planejamento estratégico único, mas de projetos alternativos, a partir do que eles esperam. O modelo de Igreja que eu tenho na cabeça não é o que muitos deles têm no coração. Porém os jovens pedem que estejamos junto a eles e que os orientemos. Assim também esperam que os governantes ofereçam-lhes oportunidades para o seu desenvolvimento integral. Estamos preparados para assumir a desafiadora missão?

Dom Aldo Pagotto
Arcebispo Metropolitano da Paraíba (RN)

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top