Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Biotanatologia em motivação


Já houve quem afirmasse que o ser humano tem a possibilidade de vida sempiterna.,.isto é, de viver para sempre. Imaginem como vai ficar a pele humana... Não é suficiente fazer 1.000 abdominais por dia, ou fazer cooper durante várias horas. Com o correr do tempo todos vamos ficando amigos do corrimão, e agradecidos quando alguém ajunta um papel que deixamos cair no chão.

A medicina, a higiene, os cuidados pela saúde, podem elevar a expectativa de vida em alguns anos, como está ocorrendo nos países mais saudáveis. Mas há um limite, discretamente sinalizado pelo salmista: “A vida do homem sobre a terra é de setenta anos. Os mais valorosos podem chegar a oitenta” (Sl. 90, 10). Como o tema do desenlace é fatal, a atitude mais consentânea com a nossa tranqüilidade parece ser o silêncio, aliado a um mínimo de conforto, que garanta uma serenidade (quase epicurista). E vamos malhar e levar uma vida alegre. Assim evitamos o tédio e até o nojo pela vida (Sartre).

Na revista Superinteressante houve uma tentativa de abordagem da temática. Mas o autor deve ser um pequeno agnóstico, ou um católico envergonhado. Escamoteou demais um assunto, de grande valor. Falando de preparação para a morte só aconselha a escolher a pessoa que cuidará de nós, quem vai ficar com o cartão de crédito, onde queremos ser enterrados, quem ficará com nosso cão de estimação.

O Dr. Evaldo Alves de Assunção (“Sobre o Viver e o Morrer”) é muito mais completo e mais cristão. E mesmo o excelente Pe. Leo Pessini sabe dar uma perspectiva mais plena da vida. Eles nos lembram a vida eterna com Deus, o pedido de perdão às pessoas que prejudicamos, despertam em nós o desejo de receber os sacramentos da Igreja. A morte deve ser considerada um novo nascimento, um momento que nos prepara para o abraço definitivo do Pai, e o feliz instante de nos encontrarmos com o nosso Salvador. “Se não cremos na ressurreição (vida eterna), somos os mais infelizes dos homens” (1 Cor. 15, 19). Sem tendência para o infinito, o homem é incompleto. O céu jamais será aqui na terra.

Dom Aloísio Roque Oppermann
Arcebispo Emérito de Uberaba (MG)

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top