Open

          

Pátria para Bem Viver


Estamos por iniciar os festejos da Semana da Pátria comemorativos aos 191 anos de proclamação da independência, quando o Brasil deixou de ser colônia de Portugal. O hino da Independência proclama: “já podeis da Pátria filhos, ver contente a Mãe gentil; já raiou a liberdade no horizonte do Brasil”.

O desejo de liberdade está inerente nas pessoas, sendo que ninguém gosta de viver subjugado como escravo. Na carta aos Gálatas (capítulo 5), São Paulo diz que nós fomos chamados para a liberdade, e é “para sermos verdadeiramente livres que Cristo nos libertou”. E faz um alerta: “Permanecei firmes e não vos deixeis sujeitar de novo ao jugo da escravidão”.

Ao conquistar a independência dos laços de Portugal, o Brasil teve muitas dificuldades para não voltar ao domínio de outros países. Aliás, em muitos momentos e em muitas coisas ele foi subjugado pelas potências da América do Norte e da Europa. E ainda hoje se depara com a humilhante situação de ver filhos seus prestarem reverência a estes países em detrimento do amor filial com a “Mãe gentil, Pátria amada, Brasil”.

A Semana da Pátria de 2013 vai repercutir as manifestações populares que aconteceram no mês de julho em muitas cidades brasileiras, quando milhares de jovens foram para as ruas protestar contra a corrupção na política e pedir investimentos nas áreas sociais. Atenta a estas manifestações, a Cáritas Nacional, junto com outras entidades, conclama para o 19° Grito dos Excluídos a partir do tema: “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular”.

A Semana da Pátria também vai ser marcada pelas reflexões da 5ª Semana Social Brasileira (5ª SSB), que coloca no centro do debate o tema do Estado – Estado para quê e para quem? Se para nosso orgulho o Brasil é hoje a 8ª economia do mundo em base ao Produto Interno Bruto, lamentamos o fato de esta riqueza não se transferir “para a educação, saúde, saneamento básico, segurança pública, infra-estrutura, enfim para fatores que elevem o Bem Viver da sociedade em geral” (Comitê RS da 5ª SSB). Para mudar essa situação, é preciso que o povo participe no processo de democratização do Estado Brasileiro, objetivando o Bem Viver como “caminho para uma nova sociedade com um novo Estado”. Lembrando as palavras do Papa Francisco aos moradores da comunidade de Varginha, no Rio de Janeiro: “A medida da grandeza de uma sociedade é dada pelo modo como esta trata os mais necessitados”.

Que as comemorações da Semana da Pátria de 2013 ajudem a firmar o amor à Mãe gentil que é a nossa Pátria. Que crianças, jovens e adultos se sintam acolhidos por esta mãe, e que todos se sintam conclamados a fazer do Brasil um país bom de se viver. Um país de cidadãos livres, bem alimentados e bem educados, “com garantia de todos os direitos e direitos para todos”. Que Deus, através da Mãe Aparecida, abençoe o povo brasileiro e abençoe a nossa Pátria!

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top