Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Conheça o Ceted/Saber Cursos

A mais perfeita oração


“Logo depois de despedir as multidões, Jesus subiu sozinho ao monte, para rezar. Ao anoitecer, Jesus continuava aí sozinho.” (Mt 14,23);

Na oração do Pai Nosso, Jesus nos ensina o fundamento de toda uma vida unitiva e orante com Deus. Santo Agostinho nos diz assim: “Percorrei todas as orações que se encontram nas Escrituras, e eu não creio que possais encontrar nelas algo que não esteja incluído na oração do Senhor..., ou seja, na oração do Pai Nosso.

A oração do Pai Nosso, ensinada por Cristo, está fundamentada em 7 pedidos que convergem, todas as outras orações da Igreja, e o número 7 nas Escrituras indicam, perfeição e plenitude. Nesse sentido, Santo Tomás de Aquino irá afirmar que:  “O Pai Nosso é a mais perfeita oração”.

Só para esclarecer melhor, pergunta-se: Quais os pedidos da oração do Pai Nosso? Nós pedimos:

1º: que seu nome seja glorificado;

2º: que o seu reino venha a nós;

3º: que sua vontade seja feita;

4°: para nos dar o pão nosso;

5º: o perdão para os nossos pecados;

6º: para não nos deixar cair em tentações;

7º: que os livre de todo mal.

Em relação à esses pedidos, Santa Teresa ligava-os aos títulos de Deus, dados por nosso amor. Assim, de acordo com Santa Teresa temos: 

* No primeiro pedido ela o honra especialmente como seu Pai;

* no segundo o adora como seu Rei;

* no terceiro o ama como seu Esposo;

* no quarto, onde se pede o pão de cada dia, reconhece Jesus como seu Pastor;

* no quinto como seu Redentor;

* no sexto como seu Medico;

* e no sétimo como seu Juiz.

 

Então, podemos concluir que há diversos modos de meditarmos a oração ensinada por Cristo.

Todo o tempo pode ser dedicado a oração, podemos reservar um momento exclusivo, mas no ensinamento da vigilância que encontramos em Mateus 26,41 somos orientados para: “Vigiar e orar, para não cair em tentação, porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

É como os padres do deserto, entenderam que todo o tempo é tempo de oração, surgiu á devoção da oração bizantina, onde em todos os momentos se pronunciavam, jaculatórias de invocação ao Senhor, a mais comum era: – Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, tende piedade de mim, pecador! Ou a invocação constante do nome de Jesus (Deus salva).

Pois nada nos impede de rezar em todo o tempo e lugar, é à busca desta reconciliação constante com Deus e o pedido do auxílio da sua graça sobre nós.

Quisera poder em todos os momentos de oração, estar dentro de catedrais, magníficas, ao som de belíssimos cantos gregorianos, sentindo o perfume do incenso e arrebatados, em profunda comunhão aos mistérios de nossa fé, mas nem sempre esta é nossa realidade e nem por isso podemos deixar de estarmos vigilantes e atentos.

"Ao contrário, quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o que está escondido, te dará a sua recompensa" (Mt 26,41).

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top