Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Ano Santo da Misericórdia


Dom Carmelo Scampa
Bispo de São Luís de Montes Belos

Neste mundo agitado e inquieto e nesta Igreja também sonolenta, redescobrir o verdadeiro rosto de Deus é graça incomparável. Papa Francisco, como bom jesuíta, adquiriu profundamente a dimensão da misericórdia da espiritualidade de Santo Inácio de Loyola e na hora certa a propõe a toda a Igreja.

Deus é bondade, clemência, perdão, misericórdia, confiança, diálogo, amor, paciência, sobretudo ele é Pai e como Pai se sente profundamente envolvido na sorte de cada um de seus filhos. Ele quer que ninguém se perca e tenha vida plena e abundante. Não fica contente com a morte do pecador, mas que se converta e viva. O nome de cada ser humano está escrito na palma de suas mãos, como diz o Profeta Isaías, portanto, cada um está presente ao seu coração de maneira pessoal e profunda.

Deus não se manifesta com "bravatas" na vida de ninguém, também o mais pervertido, com atitudes não corretas, vingativas, acusatórias. Seria suficiente analisar profundamente o comportamento do Pai Misericordioso apresentado por Lucas 15. O filho menor aprontou, abandonou a casa, se envolveu naquilo que não presta, mas o pai quando ainda estava longe o avistou, correu ao seu encontro, o abraçou, o beijou, colocou no seu dedo o anel, lhe restituiu a dignidade perdida com a nova veste, fez festa.

O verdadeiro rosto de Deus é esse; ele é o Pai de todas as misericórdias e de toda consolação, como diz o Apóstolo Paulo. O Ano da Misericórdia quer despertar em toda a Igreja essa grande realidade que o Filho nos revelou. Quer que através da contemplação da misericórdia do Pai a Igreja também se torne misericordiosa, atenta, samaritana diante de tantas pessoas chagadas e esgotadas, diante dos próprios fracassos e diante de inúmeros problemas que as encontram, não poucas vezes, impotentes.

É preciso, portanto, mudar a ideia que temos de Deus. Ele não é policial, juiz, mas Pai, Amor. É claro que isso levanta problemas sérios como a relação entre misericórdia e justiça. Mas não quero entrar no assunto, é suficiente ler o que o Catecismo da Igreja Católica diz para encontrar respostas esclarecedoras.

É urgente redescobrir o verdadeiro rosto do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo para que, sentindo-nos amados, saibamos amar. Quem se sente amado, considerado, acolhido – ama, acolhe perdoa. Que conversão de 360 graus temos que fazer, seja em nível pessoal como eclesial! Infelizmente gostamos mais de apontar o dedo do que estender a mão; gostamos mais de nos apelar à lei e ao direito que ao Evangelho.

Que o Ano da Misericórdia desperte na Igreja do Filho que nos amou até o fim quando ainda éramos pecadores, um desejo profundo de entender os comportamentos divinos para encarná-los nas situações humanas conflitivas e, às vezes, absurdas da vida pessoal, social e eclesial, colaborando na construção de um mundo novo, onde não há mais diferenças que dividem e afastam uns dos outros, mas onde o amor une e faz superar as inevitáveis diferenças que existem.

Porque não reler o hino à caridade (1Cor. 13) assim há de entender melhor o que é a misericórdia!?

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top