Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Conheça o Ceted/Saber Cursos

Transformações do comportamento humano


“A humanidade vive, hoje, uma virada histórica, que podemos constatar nos progressos em vários campos. Por exemplo: no âmbito da saúde, da educação e da comunicação. Todavia, a maior parte dos homens e mulheres vive o seu dia a dia precariamente, com funestas consequências. Aumentam algumas doenças; o medo e o desespero; a alegria de viver se desvanece, crescem a falta de respeito e a violência, a desigualdade social aumenta. É preciso lutar para sobreviver, e muitas vezes com pouca dignidade” (EG 52).

A exortação dos papa nos leva a refletir sobre as diversas situações em que a humanidade vive. Presenciamos guerras estúpidas, bombardeios que tiram a vida de tantas pessoas, catástrofes que deixam prejuízos incalculáveis – afetivos, econômicos e culturais. Quantas crianças órfãs são arrancadas de seus países? Quantas pessoas são forçadas a fugir de sua pátria em busca de sobrevivência e acabam morrendo na viagem? Outras são deportadas para seus países de origem e assim a vida humana se torna uma mercadoria sem valo nem respeito. Tantos sofrimentos ameaçam a camada pobre, sem raízes culturais, com saúde abalada e desprovida de meios econômicos para seu sustento. Como destaca o papa, a alegria de viver se desvanece. É doloroso para a Igreja  ver os filhos de Deus sendo instrumentalizados, tratados como objeto de negócio. As Conferências Episcopais nos alertam e propõem novas formas de evangelização, o aprofundamento na formação cristã e da fé, para não corrermos o risco de cair no vazio.

O papa fala da exclusão. Quem não tem poder aquisitivo, um nome representativo, não é reconhecido. O pai de família ainda com plenas capacidades, ao atingir 45, 50  anos, já não é aceito no mercado de trabalho. O papa lembra que os excluídos não são explorados, mas resíduos, sobras – na cultura do “descartável” (cf. EG 53). Assim caminha o mundo do consumismo, do poder e do ter. Quem não tem “poder” arroga-se o poder de decidir o destino de quem não tem a quem recorrer.

“A cultura do bem-estar anestesia-nos, a ponto de perdermos a serenidade se o mercado oferece algo que ainda não compramos, enquanto todas estas vidas ceifadas por falta de possibilidades nos parecem um mero espetáculo que não nos incomoda de forma alguma” (EG 54).

Dom Geraldo Majella Agnelo

Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador

Lembre-se: Inscreva-se em nosso Blog e ganhe um lindo ebook de Teologia.

Clique aqui e faça sua inscrição!

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top