Open

          

Mãe: a que "primeira” no amor e serviço


O Papa Francisco na Encíclica Evangelium Gaudium no nº 24 ao descrever a comunidade de discípulos missionários afirma que eles "primeireiam", usando este neologismo para indicar aqueles que chegam primeiro, que se envolvem e acompanham. Alguns desaprovaram a expressão, eu acredito que além de ser eloquente e rica ela se adapta as mil maravilhas a função e missão de ser mãe. A mãe primeirea no amor e no serviço não por querer ser primeira ou desejar um prêmio, mas por que ama e dá a vida por seus filhos.

De fato tanto no cotidiano como em ocasiões especiais observamos nas mães o cuidado e a ternura aprimoradas de quem quer o melhor para os seus. Em certas situações de risco ou saúde ela mais que primeira se torna uma verdadeira pole position pela velocidade e rapidez em proteger a seus filhos. De mil modos ela mostra que servir é um estilo de vida, uma realização espontânea da vontade de estar sempre atenta as necessidades e urgências do lar e das pessoas.

A sua doação por inteiro revela como conjugar o verbo amar em todos os tempos e modos possíveis, promovendo o encanto da vida, porque não há nada mais importante e necessário que sentir-se amado e acalentado por uma mãe. Não há lugar mais seguro e tranqüilo que o colo de uma mãe, por isso deveriam receber o prêmio Nobel da Paz, pois se fosse por elas não haveria mais guerras, massacres e genocídios que ceifassem a vida de seus filhos. Se há uma imagem que eu gravei e levo em meu coração é a alegria indizível de uma pequena criança na escola infantil ao perceber a presença da mãe que veio buscá-lo, entre muitas mães ela reconhece a voz e o semblante da sua, como o rosto mais belo e formoso a ser contemplado.

Depois crescemos e a nossa alma pura e inocente é deixada para trás esquecendo como precisamos para viver e ser pessoas saudáveis da sabedoria da inteligência cordial e emocional que nos torna humanos e compassivos. Somos muito gratos a elas, pois elas nos ensinam que o essencial na vida é amar e servir, com alegria e desprendimento, transparecendo a bondade e ternura do Pai das misericórdias. Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Clique aqui e inscreva-se em nosso site e ganhe brindes de Teologia 

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top