Open

          

Clique, Acesse e Curta!

 

Aproveite e envie-nos uma mensagem!

Conheça o Ceted/Saber Cursos

A Beleza do Amor Divino


"Todas as verdades reveladas procedem da mesma fonte divina e são acreditadas com a mesma fé, mas algumas são mais importantes por exprimir mais diretamente o coração do evangelho. Neste núcleo fundamental, o que sobressai é a beleza do amor salvífico de Deus manifestado em Jesus Cristo morte e ressuscitado" (EG 36).

"A beleza do amor divino" traduz a Alegria do Evangelho. A beleza do amor divino nos atrai à bondade da misericórdia divina. Mas a bondade da misericórdia divina nos mostra o Filho morto e ressuscitado. Quem conhece o Filho, conhece também o Pai. O Filho é o Verbo, isto é, a Palavra gerada do Pai desde toda a eternidade. Ele revela o Pai.

Em si mesma a misericórdia é a maior das virtudes; na realidade, compete-lhe debruçar-se sobre os outros e, o que mais conta, remediar as misérias alheias. Ora, isso é tarefa especialmente de quem é superior; por isso se diz que é próprio de Deus usar de misericórdia e é sobretudo nisto que se manifesta a sua onipotência (S. Tomás de Aquino). Portanto, "a misericórdia, pela qual se socorre a miséria alheia, é o sacrifício que mais lhe agrada, porque assegura mais de perto o bem do próximo".

É necessário saber colocar os valores em ordem de prioridade. Muitas vezes acontece exaltar mais o secundário e se esquecer do essencial; por exemplo: uma pastoral, um movimento, suas ações, como se fossem origem, esquecendo-se da fonte. Quantas pessoas valorizam mais uma reunião do movimento, um grupo de oração, do que o encontro pessoal com Jesus na eucaristia, o ápice da vida cristã, o sacrifício salvífico de Cristo para nossa redenção.

Deste modo, somos fiéis a uma formulação, mas não transmitimos a substância. Este é o risco mais grave. A renovação das formas de expressão torna-se necessária para transmitir ao ser humano de hoje a mensagem evangélica no seu significado imutável.

Não poderemos jamais tornar os ensinamentos da Igreja em realidade facilmente compreensível e felizmente apreciada por todos. A fé conserva sempre um aspecto de cruz, certa obscuridade que não tira firmeza à sua adesão. Há coisas que se compreendem e apreciam só a partir dessa adesão que é irmã do amor, para além da clareza com que se possam compreender as razões e os argumentos. Por isso, é preciso recordar que cada ensinamento da doutrina deve situar-se na atitude evangelizadora que desperte a adesão do coração com a proximidade, o amor e o testemunho.

D. Geraldo Majella Agnelo - Cardeal Arcebismo Emérito de Salvador

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top