Open

          

A Transformação Missionária da Igreja


A evangelização obedece ao mandato missionário de Jesus: "Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado" (Mt 28, 19-20).

O papa Francisco nos lembra que, desde o Antigo Testamento, Deus provoca se3us eleitos a sair de sua terra e ir aonde Ele lhes indicar. Assim aconteceu com Abraão (cf. Gn 12, 1-3) e com Moisés: Vai! Eu te envio" (Ex. 3,10). A Jeremias disse: "Irás aonde eu te enviar" (Jr 1,7).

Do mesmo modo, Deus continua a suscitar novos evangelizadores, sacerdotes, diáconos, religiosos, leigos e os batizados em geral: Sede minhas testemunhas, ide, não tenhais medo, estarei convosco até o fim do mundo.

"A alegria do evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária. Experimentam-na os setenta e dois discípulos que voltam da missão cheios de alegria (cf. Lc 10,17).

Como vemos em várias oportunidades nas cartas do apóstolo Paulo, a pregação do evangelho não está isenta de sofrimentos, perseguições e privações, à vezes nem mesmo do sentimento de que Deus nos esquece.Isso tudo faz parte da nossa fraqueza humana e pecadora. Somos fracos, isso também é previsto pelo Senhor. Por isso ele nos disse: "Estarei convosco até o fim dos tempos".

É condição para a comunidade cristã ter sempre a consciência de ser confirmada com a crisma para receber o Espírito Santo, segundo a promessa do Senhor Jesus. A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor (cf. 1Jo 4,10).

O papa tem consciência de que os documentos da Igreja não surtem o efeito desejado, logo são esquecidos e não chegam a ser postos em prática. Não obstante ele insiste que "as comunidades se esforcem para usar os meios necessários para avançar no caminho de uma conversão pastoral e missionária". O papa exorta-nos a um "estado permanente de missão".

Não podemos esquecer que a Igreja é por natureza missionária, é continuadora da missão de Jesus Cristo, em primeiro lugar por meio dos bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos, mas também por meio de todos os fiéis que participam de sacerdócio comum de Cristo pelo batismo.

Lembremos o texto memorável de Paulo VI, o qual não perdeu sua força interpretadora: "A Igreja deve aprofundar a consciência de si mesma, meditar sobre seu próprio mistério (...). Desta consciência esclarecida e operante deriva espontaneamente um desejo de comparar a imagem ideal da Igreja, tal como Cristo a viu, quis e a amou, ou seja, como sua esposa santa e imaculada (Ef 5,27), com o rosto real que a Igreja apresenta hoje".

D. Geraldo Majella Agnelo - Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top