Open

          

Nulidades... Desonra... Injustiça e Poder. Brasil: ontem, hoje e sempre.


“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

Um século se passou e o mesmo espaço de tempo nos separa da frase acima. Parece que foi ontem, ou anteontem; ou, ainda, semana passada ou ano passado em que ela foi escrita. Mas, foi há, exatamente, cem anos e num contexto diferente do que nos encontramos hoje, pois, naquele tempo o país estava sob a égide administrativa dos militares, uma vez que Hermes da Fonseca estava em final de mandato.

As mazelas e as falcatruas eram comuns naquelas duas décadas e meia, em cujos anos se montava ainda o republicanismo no Brasil. Entretanto, assentavam-se, tanto nas esferas municipal, estadual e federal, por parte daqueles que administravam o país, as nulidades, a prosperidade da desonra, a promoção da injustiça e o abuso do poder. Em berço esplêndido erigiam-se os princípios básicos da “Democracia” sobre a qual se ergueriam os modelos administrativos cujos reflexos ecoar-se-iam cem anos após.

Não é preciso recordar que desde a des(coberta) do Brasil, nulidades, falcatruas, mazelas e injustiças sempre foram ferramentas utilizadas pelos dignos representantes do “Poder” que, a princípio, repousou nas mãos dos “Capitães Hereditários” e, depois, nas dos condes, marqueses e barões e, posteriormente, dos imperadores e seus fiéis representantes legais e, só mais tarde, nas dos “Coronéis”, prefeitos, governadores e presidentes; e, finalmente, nas do Partido dos Trabalhadores, cuja filosofia partidária atual induz o homem a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Que é isto que está acontecendo com o Brasil? No Brasil?

O que está por trás do interesse de se proteger bandidos em detrimento das pessoas de bem? O que está por trás do interesse de se pagar médicos cubanos para vir trabalhar em nosso país? O que está por trás do interesse de se aliciar jovens para praticarem atos de vandalismo e violência em passeatas pacíficas? O que está por trás do interesse de se produzir mitos fundamentados em pessoas cujos atos são perniciosos e nocivos a sociedade como, por exemplo, os maus elementos que se envolveram no “Escândalo do Mensalão”? Repito então a questão-chave: Que é isto que está acontecendo com o Brasil? No Brasil? Um século se passou... É verdade! Talvez seja preciso que mais outro passe.

Talvez seja preciso mais um século para que possamos ver imperar a Justiça, a Honra, a Virtude e a Honestidade. Mas creio ser esse tipo de pensamento mais uma das tantas utopias que sonhamos, porém, irrealizáveis. Enquanto isso, se a sociedade não tomar uma atitude, continuaremos a viver neste pesadelo político-administrativo em que assistimos o poder agigantar-se nas mãos dos maus. O que não podemos permitir é que administradores inescrupulosos venham nos impor o modelo do Brasil de ontem que assolou os nossos antepassados. Talvez esteja na hora de lutarmos pela virtude, a orgulharmo-nos da honra e a termos a hombridade de ser honesto.

Diácono Miguel A. Teodoro

Mestre em História Social

Visite nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem

Cursos Livres Online de Formação & Capacitação em diversas áreas do conhecimento Religioso:

Teologia - Filosofia - Cristologia - Mariologia - Liturgia. Formação e Capacitação de Ministros Extraordinários, e muito mais...

Informamos a todos que nos visitam que, em breve, estaremos disponibilizando diversos Cursos Livres Online (EaD) de Formação e Capacitação em diversos níveis do Conhecimento: Religião, História, Filosofia, Teologia etc. Em Ambiente Virtual de Aprendizagem onde se poderá navegar por vários cursos com aulas, carinhosamente, elaboradas e preparadas por uma equipe de Professores, Teólogos, Historiadores e Mestres nas áreas de todos os campos do conhecimento que aqui se propõe ensinar.

Portanto, aguarde, pois, em breve as matrículas estarão abertas. Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos no campo da religião. Curso para Ministros Extraordinários: Palavra e Eucaristia, Acólitos, (Coroinhas), Formação de Catequistas, Formação Litúrgica e muito mais.Com direito a Certificado e tudo mais. Aguardem! e, para mais informações , por favor, entre em contato: cursosfeevida@gmail.com  Clique aqui e saiba mais, ou, se preferir obter mais informações, por favorClique aqui.

 

top